Notice (8): Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE [ROOT/plugins/Abrates/src/Controller/AppController.php, line 44]
Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes

ABRATES em Foco

Palestras e trabalhos apresentados no CBSementes já estão disponíveis

02/10/2017

O Informativo ABRATES, VOLUME 27 - Nº 2, já está disponível no site da Associação e também no site do CBSementes, contendo os Anais do evento. O Congresso,  realizado de 7 a 10 de Agosto, em Foz do Iguaçu, teve como tema central “Sementes: Novos Desafios e Inovações Tecnológicas”, promovendo um amplo debate na cadeia produtiva nacional, destacando-se pesquisadores, membros da academia, estudantes, produtores rurais e industriais, em busca de soluções e avanços para o setor.

Foram 798 trabalhos aprovados para a Sessão Pôster do XX CBSementes, que estão divididos da seguinte forma:

  • 178 estão incluídos na Sessão sobre Vigor;
  • 162 na de Viabilidade, Germinação e Dormência;
  • 132 na de Sementes de Espécies Florestais;
  • 131 na de Secagem, Beneficiamento, Armazenamento e Tratamento de Sementes;
  • 96 na de Produção, Maturação e Colheita;
  • 40 na de Patologia de Sementes;
  • 36 na de Sementes de Espécies Forrageiras;
  • 23 na de Morfologia, Identificação Varietal e Biologia Molecular.
  •  

Acesse o conteúdo e boa leitura!

 

Publicação aborda pesquisa de Sementes Florestais

02/10/2017

Somos um país mundialmente conhecido pela abundância de nossas florestas. Fauna e flora marcadas pela diversidade de espécies e uma extensão territorial e climática que favorece ainda mais esse cenário. Nossa natureza, sem dúvida alguma, é das mais ricas no mundo!

No entanto, os estudos e pesquisa na área de sementes florestais tem ganhado destaque há pouco tempo e ainda existe muito o que evoluir, divulgar e esclarecer nesta área tão cheia de peculiaridades.

Neste sentido, a ABRATES publicou o livro Sementes Florestais Tropicais: Da ecologia à produção, disponível em nossa loja virtual. A publicação reúne os recentes avanços científicos e tecnológicos em relação a produção de sementes de espécies florestais tropicais, abordando tópicos relativos à ecologia produtiva, colheita, manejo, análise, germinação e o estado da arte sobre a pesquisa nesses temas. São seis amplos capítulos redigidos por 55 especialistas em sementes florestais, que atuam em diversas instituições nacionais e internacionais.

A pesquisadora Fatima Conceição Marquez Piña-Rodrigues é uma das responsáveis pela organização do livro e destaca que, mesmo para agrônomos ou profissionais já habituados com a pesquisa de sementes, a área florestal envolve uma série de conhecimento específicos. “Trabalhamos com alta diversidade de espécies e genética e temos de manter isso, justamente o contrário da agronomia, por exemplo. O livro tem enorme importância, trazendo conceitos básicos que serão aplicados na produção de sementes florestais, até mesmo para os profissionais da área, já muitos não tem esta formação específica”, explica.

A publicação tem 477 páginas divididas nos seguintes capítulos:

  • Ecologia Produtiva e Produção de Sementes,
  • Produção de Sementes Florestais,
  • Colheita e Manejo de Sementes,
  • Germinação de Sementes,
  • Análise de Sementes,
  • Estado da Arte da Pesquisa e Produção de Sementes.


Para ajudar na divulgação do tema, o Comitê Técnico de Sementes Florestais, juntamente com a Rede Mata Atlântica de Sementes Florestais, pretende realizar cursos ao longo de 2018 separados por tópicos que estão contidos no livro. Acompanhe a agenda de eventos em nosso site para saber as datas.

 

UFLA e ABRATES capacitam décima turma de analistas de sementes

02/10/2017

Durante o mês de setembro, a ABRATES, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), ofereceu a 10a turma do Curso Teórico-Prático de Analistas de Sementes, totalizando mais de 260 profissionais capacitados ao longo dos últimos anos.

O objetivo do curso é formar profissionais para a avaliação da qualidade das sementes de grandes culturas - como algodão, aveia, girassol, milho, soja e sorgo -, considerando a qualidade da semente ao longo de todo processo produtivo.

Nesta edição, as palestras e práticas foram ministradas pelos professores/pesquisadores: Maria Laene Carvalho, Gabriel Guimarães, Luciana Aparecida de Souza Abreu, João Almir de Oliveira, Carla Caldeira, Elizabeth Rosemeire Marques, Valquira de Jesus, Diego Pereira e Myrian Leal Alvisi (Ministério da Agricultura) e Dayliane de Andrade. 

A capacitação aconteceu no Setor de Sementes da UFLA e contou com o apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). A organização é realizada pelo Núcleo de Estudos em Sementes (NESem) da UFLA.

Veja algumas fotos desta e de outras edições:

    

                                                                                                                               

         

 

      

Embrapa Soja realiza mais uma edição do MIP Grãos e Sementes

02/10/2017

A Embrapa Soja realizou nos dias 14 e 15 de setembro, o 53o Curso de Manejo Integrado de Pragas de Grãos e Sementes Armazenadas (MIP). A capacitação é voltada para profissionais de empresas que armazenam sementes ou grãos, desde técnicos até gestores administrativos e mescla conteúdo teórico e exercícios práticos.

Nesta edição, foram reunidos 36 participantes de mais de cinco estados brasileiros. “São responsáveis técnicos, gestores, supervisores, profissionais de unidades grãos e sementes de várias empresas. Profissionais que fazem a gestão de estoques de grãos  - para comercialização - de e sementes - da colheita até semeadura”, explica Irineu Lorini, pesquisador da Embrapa Soja e instrutor do curso.

Como o conteúdo aborda as pragas mais comuns durante o período de armazenagem (mariposas e carunchos), com pequenas adaptações para a realidade das Unidades de beneficiamento de Sementes (UBS), o curso atende profissionais da área de grãos e sementes ao mesmo tempo. “Para a praga o que interessa é encontrar comida, não importa se é grão ou semente de trigo, por exemplo”, conclui o instrutor.

Dentre os temas abordados durante o curso estão:

  • Identificação das principais pragas de produtos armazenados;

  • Manuseio dos insetos para identificação em laboratório:

  • Simulação em laboratório do tratamento preventivo com inseticidas;

  • Higienização e limpeza das unidades armazenadoras;

  • Métodos de controle de pragas: preventivos e curativos;

  • Métodos físicos de controle de pragas (uso do pó inerte - terra de diatomáceas);

  • Controle preventivo com inseticidas líquidos;

  • Prática de expurgo com fosfina;

  • Medição da concentração do gás durante o expurgo;

  • Realizado em uma Unidade Armazenadora. 

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br

Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter