Notice (8): Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE [ROOT/plugins/Abrates/src/Controller/AppController.php, line 44]
Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes

Galerias

COMITÊ DE SEMENTES DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS

A produção de sementes de forrageiras, intensificada a partir dos anos 70, faz com que o Brasil detenha a posição de maior produtor, maior consumidor e maior exportador mundial. Depois da soja e do milho, as forrageiras têm o maior mercado legal de sementes do País, movimentando R$ 1,3 bilhão por ano, com produção anual de mais de 100 mil t de sementes puras viáveis, produzidas em cerca de 150 mil ha de campo de sementes e com exportação de cerca de 20% do total produzido para mais de 20 países.

Apesar da cadeia produtiva das sementes de forrageiras tropicais no Brasil ter passado por importantes transformações nos últimos anos, a carência por informações técnicas e científicas para a otimização da produção e melhoria da qualidade desse produto, bem como por estratégias mais efetivas e abrangentes de fiscalização da produção e da comercialização de sementes, ainda têm resultado na atual baixa qualidade do produto final comercializado no País. Ressalta-se que a produção de sementes, por meio de técnicas rudimentares, com baixo controle de qualidade, está aos poucos perdendo espaço e, para atender um mercado mais exigente e consciente da importância da qualidade, os sistemas de produção têm se especializado e, em consequência, demandado novas tecnologias.

Objetivo geral:
Discutir estratégias para a geração de conhecimento e de tecnologias para a solução dos entraves no setor produtivo de sementes de espécies forrageiras, com vistas ao incremento na qualidade, na produtividade, na agregação de valor ao produto, na redução de custos e de riscos potenciais da produção no Brasil.

Diretoria


Jaqueline Rosemeire Verzignassi
Coordenadora
Manoel de souza Maia
Vice-Coordenador
Francisco Humberto Dubbern de Souza
Membro
Maria Laene Moreira de Carvalho
Membro
Ceci Castilho Custódio
Membro
José de Barros França Neto
Membro
Doris Groth
Membro

Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter