Notícia

19 Jan
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

2017 - Um ano que certamente ficará na história

Tivemos um ano marcado por muito trabalho, desafios, avanços e grandes perspectivas para 2018

Todas os setores sentiram o impacto da economia e da política instáveis que experimentamos ao longo deste ano. O setor agrícola se viu novamente em evidência como fator de segurança para a estabilidade da economia nacional, enquanto a pesquisa agropecuária (assim como outras áreas) enfrentou cortes de verba, frente à crise em nosso Governo.

Foi neste cenário que a Associação Brasileira de Sementes optou por um ano de muita inovação e trabalho. Começou 2017 apostando em uma reestruturação tecnológica, a fim de manter uma comunicação mais próxima e efetiva com seus associados e a comunidade científica na área de tecnologia de sementes. Nosso novo site permite fácil visualização em qualquer formato de tela, exibe de forma prática as notícias e publicações da Associação (Informativo ABRATES, Journal of Seed Science). Além de estar integrado à nova Loja Virtual, que permite a aquisição de livros e publicações dentro e fora do Brasil com toda a transação realizada online.

Capacitação profissional
Promover a capacitação dos profissionais da área é parte da missão da ABRATES. Neste ano, foram realizados o VI Curso de Fisiologia de Sementes, em Londrina - PR; o X Curso Teórico-Prático de Formação de Amostradores de Sementes, em parceria com a UFLA, em Lavras - MG e a décima edição do Curso Teórico-Prático de Formação de Analistas de Sementes, também em parceria com a UFLA, em Lavras - MG.  No total, mais de 130  profissionais participaram dos cursos.

XX CBSementes
A vigésima edição do Congresso Brasileiro de Sementes, realizada de 7 a 10 de setembro, em Foz do Iguaçu, foi um sucesso  de público e de conteúdo, reunindo mais de 1.200 participantes de todos os elos da cadeia sementeira nacional e internacional. Durante o evento foram apresentados 797 trabalhos, 20 palestras e painéis e mais de 40 empresas expondo soluções e inovações no showroom tecnológico. Também aconteceram, simultaneamente ao evento, o III Simpósio Brasileiro de Espécies Forrageiras, o XIV Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e o IX Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais.

Outro reflexo positivo do Congresso foi a atualização dos Estatutos da ABRATES, que precisaram ser revistos a fim de permitir a venda de estandes para empresas internacionais que buscaram expor seus produtos durante o XX CBSementes e também para que a própria Associação pudesse comercializar livros publicados em Inglês e Espanhol durante o evento.

Próximos passos
Para 2018 a meta é organizar o sistema de ensino da ABRATES visando atender os profissionais de sementes nos vários tópicos que têm demandado, com ênfase no formato online, “visto as possibilidades de alcance dessa ferramenta”, explica do presidente da Associação e pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Krzyzanowski. “Continuamos a acreditar na semente como vetor de tecnologia e como importante elo entre o resultado da pesquisa e o campo. É o primeiro passo para uma lavoura bem sucedida. Por isso, incentivar a  divulgação de resultados de pesquisas em tecnologia de sementes e estimular a capacitação dos profissionais da cadeia sementeira seguem sendo nossos objetivos para 2018”, conclui.

 

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter