Notícia

11 Ago
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Congresso Brasileiro de Sementes reuniu mais de 1.200 participantes

Cadeia sementeira tratou avanços tecnológicos e desafios em busca de soluções para questões polêmicas como a pirataria de sementes e a Lei de Proteção de Cultivares

A vigésima edição do Congresso Brasileiro de Sementes encerrou nesta quinta-feira (10), em Foz do Iguaçu. Realizado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), o evento reuniu mais de 1.200 participantes de todos os elos da cadeia sementeira nacional. 

Nos quatro dias de Congresso, academia, pesquisa, produtores de sementes, agricultores e indústria estiveram discutindo sobre temas relevantes  para o agronegócio de sementes no Brasil como: o combate à pirataria de sementes; a necessidade de atualização da Lei de Proteção de Cultivares (LPC) e de regulamentação para inovações em biotecnologia, como as CRISPRs.

Os avanços tecnológicos e necessidade de avanço para a pesquisa de sementes também foram pontuados. Assuntos como métodos de análise não invasivos; biotecnologia e as novas possibilidades de edição genômica; novos olhares sobre o conceito de Vigor e a necessidade de se estabelecer métodos para culturas como trigo e forrageiras, são pontos a serem olhados nos próximos anos da pesquisa de semente.  

“É preciso abrir os horizontes para novas necessidades de pesquisa, para a possibilidade de parceria com instituições nacionais e internacionais, que podem trazer avanços para a ciência de semente no Brasil, para que se busque inovações e possamos contribuir para a produção de semente de alta qualidade e consequentemente a agricultura do país”, afirma o presidente da ABRATES e pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Krzyzanowski. 

Foram 797 trabalhos apresentados, 20 palestras e painéis e mais de 40 empresas expondo soluções e inovações que já estão disponíveis no mercado para o produtor de semente e para o agricultor. Além disso, na quinta-feira, foram realizados simultaneamente, o III Simpósio Brasileiro de Espécies Forrageiras, o XIV Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e o IX Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais. 

Assessoria de Imprensa (43) 99176-3374

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter