Notice (8): Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE [ROOT/plugins/Abrates/src/Controller/AppController.php, line 44]
Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes

Notícia

09 Out
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Pesquisadores brasileiros participam de conferência da ISSS na Califórnia

Seis pesquisadores representaram o Brasil durante o evento realizado de 10 a 14 de setembro

A 12ª conferência da International Society for Seed Science (ISSS), realizada de 10 a 14 de setembro, na cidade de Monterey no estado da Califórnia (EUA), reuniu cerca de 180 participantes de 24 países, permitindo que os principais cientistas internacionais de sementes compartilhassem resultados de pesquisa e interagissem com a indústria de sementes local.

A programação envolveu apresentações orais e de pôsteres; sessões temáticas de palestrantes convidados, vinculados ao setor público e à indústria privada para discutir os últimos desenvolvimentos em ciência de sementes.

Brasil marcou presença
Seis profissionais representaram o Brasil no evento com apresentações orais e pôsteres. A doutoranda, Érica Fernandes Leão Araújo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou a apresentação oral de seu trabalho sobre a aplicação da análise radiográfica para avaliação da tolerância à dessecação de sementes de Campomanesia adamantium, desenvolvido em parceria com a Esalq/USP. Também nas apresentações orais, o Prof. Dr. Renato Delmondez de Castro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tratou sobre a germinabilidade, expressão e atividade da enzima superóxido dismutase em sementes de mamona osmocondicionadas.

Na sessão pôster, 13,5% dos trabalhos foram apresentados por brasileiros. Com destaque para o trabalho apresentado pela Profa. Dra. Maria Laene Moreira de Carvalho, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sobre a criopreservação de sementes de café, que despertou interesse da mídia local. A entrevista concedida pela Profa. Laene à SeedWorld pode ser acessada na íntegra no link. Ainda na sessão pôster, o Prof Dr. Silvio Moure Cicero e o Dr. Francisco Guilhien Gomes Junior, da Esalq/USP, apresentaram trabalhos sobre tratamento químico e aplicação da imagem por ressonância magnética em sementes de soja.

Os resultados evidenciam a importância e a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores brasileiros, com reflexos bastante positivos na comunidade internacional sobre ciência e tecnologia de sementes. A próxima edição da conferência da ISSS será realizada em 2020 na cidade de Brighton, no Reino Unido.

deixe seu comentário



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter