Notícia

09 Out
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Pesquisadores brasileiros participam de conferência da ISSS na Califórnia

Seis pesquisadores representaram o Brasil durante o evento realizado de 10 a 14 de setembro

A 12ª conferência da International Society for Seed Science (ISSS), realizada de 10 a 14 de setembro, na cidade de Monterey no estado da Califórnia (EUA), reuniu cerca de 180 participantes de 24 países, permitindo que os principais cientistas internacionais de sementes compartilhassem resultados de pesquisa e interagissem com a indústria de sementes local.

A programação envolveu apresentações orais e de pôsteres; sessões temáticas de palestrantes convidados, vinculados ao setor público e à indústria privada para discutir os últimos desenvolvimentos em ciência de sementes.

Brasil marcou presença
Seis profissionais representaram o Brasil no evento com apresentações orais e pôsteres. A doutoranda, Érica Fernandes Leão Araújo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou a apresentação oral de seu trabalho sobre a aplicação da análise radiográfica para avaliação da tolerância à dessecação de sementes de Campomanesia adamantium, desenvolvido em parceria com a Esalq/USP. Também nas apresentações orais, o Prof. Dr. Renato Delmondez de Castro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tratou sobre a germinabilidade, expressão e atividade da enzima superóxido dismutase em sementes de mamona osmocondicionadas.

Na sessão pôster, 13,5% dos trabalhos foram apresentados por brasileiros. Com destaque para o trabalho apresentado pela Profa. Dra. Maria Laene Moreira de Carvalho, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sobre a criopreservação de sementes de café, que despertou interesse da mídia local. A entrevista concedida pela Profa. Laene à SeedWorld pode ser acessada na íntegra no link. Ainda na sessão pôster, o Prof Dr. Silvio Moure Cicero e o Dr. Francisco Guilhien Gomes Junior, da Esalq/USP, apresentaram trabalhos sobre tratamento químico e aplicação da imagem por ressonância magnética em sementes de soja.

Os resultados evidenciam a importância e a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores brasileiros, com reflexos bastante positivos na comunidade internacional sobre ciência e tecnologia de sementes. A próxima edição da conferência da ISSS será realizada em 2020 na cidade de Brighton, no Reino Unido.

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter