Brasil sedia maior evento de sementes do mundo
Entre os dias 26 e 28 de junho, o Rio de Janeiro receberá o World Seed Congress 2012 – Congresso Mundial de Sementes, o maior evento do setor de sementes do mundo. Mais de 65 países, através de suas associações e empresas de sementes, de biotecnologia e máquinas agrícolas, estarão representados no Congresso, que é organizado pela ISF – International Seed Federation e, no Brasil, pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM). Essa é a primeira vez que o encontro acontece em um país da América Latina.

Dentre os temas a serem discutidos no Congresso destacamos o Papel da Semente para uma agricultura sustentável no Brasil, fitossanidade, biotecnologia, propriedade intelectual, tratamento de sementes, produção e comércio de sementes para culturas como soja, milho, forrageiras, trigo, hortaliças, forrageiras, entre outras. As discussões ocorrerão no âmbito dos Comitês Técnicos da ISF, que contarão com a participação dos mais renomados representantes de diversos países.

O Sr. Narciso Barison Neto, presidente da ABRASEM, acredita que o Congresso Mundial é o melhor momento para a realização dos debates sobre temas muito relevantes, principalmente em relação ao combate a pirataria. Os avanços da biotecnologia e a atualização do marco regulatório internacional, também são temas de destaque. Durante o evento será realizada a Assembleia Geral da ISF, na qual serão eleitos os novos presidente e vice-presidente da entidade.

“Esse é o encontro mais importante do setor de sementes no mundo, no qual os maiores pesquisadores e autoridades estarão reunidos para discutir novos projetos, novidades em pesquisas e temas importantes para o mundo das sementes. Trabalhamos muito para receber bem os cerca de 1.200 participantes, e para termos um Congresso de alto nível”, comenta Ywao Miyamoto, presidente do comitê organizador. Ele comemora a realização do evento no Brasil. “Somos um dos maiores produtores de sementes e mudas do mundo. Essa é uma grande oportunidade para nós buscarmos novos negócios e parceiros ao redor do mundo”.

Mercado mundial de sementes

O mercado mundial de sementes movimenta US$ 37 bilhões por ano. Só o Brasil é responsável por US$ 2,6 bilhões desse total e as entidades brasileiras representam 55% desse total. A tendência, segundo a ABRASEM, é que esse número cresça ainda mais com as novas tecnologias e variedades de sementes, que são lançadas no mercado e melhoram as produções mundiais.

Fonte: Assessoria de Imprensa
 
logo-rodape

Abrates – Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
Rua Jonathas Serrano, 895, Jardim Quebec.
Cep 86060-220 Londrina-PR
Fone: (43) 3025-5120 / Fax: (43) 3025-5223
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira das 08h-12h / 13h30-18h

Site desenvolvido por VRSys Sistemas