Revista Brasileira de Sementes passa por alterações para alcançar internacionalização
05/02/2017

Publicações

rbs

Meta é atingir 100% da publicação em inglês a partir do próximo ano

Londrina, 21 de maio de 2012 - Com o objetivo de buscar a internacionalização da Revista Brasileira de Sementes (RBS), as editoras Denise Cunha Fernandes Santos Dias e Gilda Pizzolante de Pádua, diretora e vice-diretora Técnica e de Divulgação da ABRATES, vêm realizando mudanças no projeto editorial. A cada ano, a RBS recebe mais de 200 manuscritos, sendo possível publicar apenas 80, tanto pelo aspecto financeiro e organizacional, como pelo desejo de melhorar o nível técnico-científico da revista. O Comitê Editorial vem adotando critérios de relevância mais rigorosos na avaliação preliminar do manuscrito submetido. ?Nossa meta é reduzir o número de artigos publicados ainda mais para tentar elevar os índices bibliométricos da nossa revista?, revelam as editoras Denise e Gilda.

Classificada atualmente pelo Qualis CAPES como periódico B2, um dos requisitos para alcancar o nível é de que a revista seja avaliada pela base de dados Thomson Reuters. Uma vez inserida nesta base, a RBS terá o seu fator de impacto publicado no JCR (Journal Citation Report). Em março de 2012 foi iniciado um novo processo de avaliação por esta base indexadora que se estenderá por três anos. A Thomson Reuters oferece serviços de banco de dados bibliográficos e, atualmente, sua base abrange cerca de 25 mil revistas internacionais e regionais, ensaios e séries de livros em todas as áreas das ciências naturais, ciências sociais, artes e humanidades, a maior coleção de informações de negócios no mundo.

Denise e Gilda vêm dando continuidade ao trabalho da editora anterior, Dra. Maria Laene De Carvalho, quanto às exigências para indexação da RBS. ?Para obter a indexação será preciso elevar o padrão de qualidade das publicações, utilizando estratégias para aumentar a visibilidade dos artigos e elevar o seu fator de impacto, índice já estabelecido como critério de avaliação das publicações científicas?, afirma Denise. O fator de impacto ainda é um dos índices mais importantes na avaliação de um periódico e revistas com alto índice geralmente têm grande reputação no meio científico. A Comissão Editorial da RBS não pretende poupar esforços para que a RBS seja inserida no rol das revistas indexadas pela Thomson Reuters - ISI, com padrão internacional e para isto espera contar com o apoio e o rigor dos revisores e autores de artigos.

A revista tem a missão de manter os associados da ABRATES atualizados com as principais informações sobre o segmento de sementes. ?Entendemos como relevância o interesse da RBS em publicar artigos que tenham base científica sólida, inovação tecnológica e redação pertinente. Salientamos que a Revista Brasileira de Sementes está interessada em publicar artigos originais que realmente tragam uma contribuição significativa para o avanço da Ciência e não sejam mera reposição de informações já amplamente conhecidas. Manuscritos que envolvam dados ainda preliminares com amostras pouco representativas ou que envolvam a repetição de técnicas consagradas, levantamentos de dados e testes de produtos não têm sido considerados?, complementa Denise.

Outras estratégias também estão sendo adotadas visando a inserção da Revista no ISI e o aumento do fator de impacto, como: i) tentar reduzir o número de artigos publicados por ano, o que nos obrigará a sermos mais rigorosos (tanto editores como editores associados e revisores) no processo de avaliação dos manuscritos submetidos; ii) reduzir o número de auto-citações; iii) não aceitar citações de teses ou dissertações, de resumos publicados em anais de eventos e de artigos de revistas de divulgação (não científicas); iii) aumentar o número de artigos publicados em língua inglesa. ?A publicação neste idioma aumenta a área de alcance de leitores da revista. A partir de 2012, 50% dos artigos de cada volume (10 artigos) são publicados em inglês e a meta é atingir 100%, se possível, a partir do próximo ano", afirma a editora Gilda Pizzolante de Pádua.

Artigos, notas científicas e revisões de trabalhos publicados na revista podem ser acessados integralmente no site da RBS (http://www.abrates.org.br/portal/revista/) por todos os associados da ABRATES.

--

Dulce Mazer - Jornalista - MTb 8775/PR
ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
Assessoria de Imprensa
(43) 3025 5120