Notícia

11 Jul
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

13ª edição do Curso de Vigor em Semente de Soja acontece em julho

A qualificação é voltada para profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em semente.

A 13ª edição do Curso de Vigor em Semente de Soja acontece de 23 a 27 de julho, em Londrina - PR, promovido pela Embapa Soja. A qualificação é voltada para profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em semente e aborda as metodologias atualizadas nos principais testes de vigor que podem ser aplicadas para a soja nos laboratórios de análise de semente.

O teste de tetrazólio é o mais difundido para a avaliação da qualidade de sementes da soja.
Entretanto, outros métodos de avaliação também podem ser utilizados com sucesso. Entre esses,
destacam-se os de envelhecimento acelerado, de condutividade elétrica, de frio, de velocidade
de germinação, de comprimento de plântula, de peso de matéria seca, classificação de vigor de
plântula, deterioração controlada, germinação a baixa temperatura, além de testes rápidos
para determinação de dano mecânico como o hipoclorito de sódio e copo medidor.

“A utilização das diferentes metodologias de testes de vigor pelos laboratórios de semente resulta na produção de semente de qualidade elevada, o que assegura o estabelecimento da lavoura com plantas vigorosas e com estande ideal”, explica o pesquisador da Embrapa Soja e um dos palestrantes do evento, Dr. José de Barros França-Neto.

Inscrições:
As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo site do evento. Informações pelo e-mail: vigor@fbeventos.com ou pelo telefone (43) 3025-5223.

A produção de soja vista de outro ângulo

A Produção de Sementes no Brasil

A grata surpresa de abrir um livro que retrata o sistema produtivo de sementes de soja no Brasil com imagens de encher os olhos. A beleza da natureza, os detalhes da ciência, os pormenores da técnica e dos cuidados exigidos, tudo é explicado e retratado com um olhar repleto de arte.

É desta forma que  os textos técnicos - sob a responsabilidade dos pesquisadores da Embrapa Soja e membros da atual diretoria da ABRATES, Dr. Francisco Carlos Krzyzanowski e Dr. José de Barros França-Neto -  se associam à ilustração fotográfica das diversas etapas do processo produtivo - produzido pelo renomado fotógrafo e biólogo Ronaldo Ronan Rufino no livro SOJA – A Produção de Sementes no Brasil. Confira mais detalhes sobre a publicação em nosso site.

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter