Durante o mês de Abril, a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) capacitou 50 estudantes e profissionais durante a VII edição do Curso de Fisiologia de Sementes. O evento aconteceu em Londrina, de 9 a 13 de Abril e teve como destaque a participação e o alto interesse dos alunos presentes.
“O público continua sendo eclético, são pessoas da área de sementes em geral: empresas, estudantes, técnicos de laboratório, responsáveis pela produção, pesquisadores e professores. O destaque ficou por conta da interação do público com os professores e palestrantes e debate promovido durante as aulas e momentos de intervalo”. Destaca o vice-presidente da ABRATES e pesquisador da Embrapa Soja, Fernando Henning.
O objetivo do curso é aumentar a consciência de produtores e profissionais do agronegócio de que um bom resultado depende de boas escolhas feitas dentro e fora do campo e esse ciclo começa, exatamente, na semente que se escolhe plantar. Foi neste sentido que o Engenheiro Agrônomo e consultor da Associação dos Produtores de Semente de Mato Grosso (Aprosmat), Nery Ribas, participou do curso pela primeira vez. “O conteúdo é completo e bem apresentado pelos professores e, com certeza, terei impactos positivos e melhorias no trabalho do dia a dia, como o entendimento e observações a campo e no armazenamento de sementes.”, explica.
Para ele, o ponto forte do curso são os professores “que com seu conhecimento e habilidades conseguem passar a noção e fundamentação do tema, o que faz com que repensemos o conceito e levemos à comunidade produtora das cadeias do agronegócio, governo e iniciativa privada a importância e necessidade de atenção especial à ciência e aos cientistas. A semente é de fundamental importância no sistema produtivo.”, conclui.
Alexandre Gazolla Neto, Professor da Universidade Regional Integrada e consultor Técnico em Produção e Tecnologia de Sementes se inscreveu na sétima edição do curso para atualizar seus conhecimento e se aprofundar no tema. “Os aspectos ligados à fisiologia de sementes são fundamentais para a qualificação dos sistemas de produção de sementes.”, explica.
“Os temas abordados estão 100 % ligados à realidade da produção de sementes. O entendimento dessas interações - relação água e Semente - são fundamentais na escolha e condução de sistemas de secagem de sementes. As ações envolvidas nas diversas etapas da formação das sementes são de fundamental importância para obtenção de altos teores de vigor e germinação.”
O presidente da Abrates e pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Krzyzanowski, explica que o produtor – o usuário da semente – é beneficiado pelo curso a partir do conhecimento para avaliar melhor a qualidade do produto. Além disso, o conteúdo abordado ensina como cuidar da semente para garantir a manutenção de suas qualidades, uma vez que se trata de um produto perecível.
“Semente não é um produto que se pode guardar de qualquer forma. Ela é perecível, mesmo apresentando alguma resistência, que varia de acordo com cada cultura. Depende das condições em que as sementes foram armazenadas na propriedade, podem perder qualidade em poucos dias. Quando o produtor conhece mais sobre o assunto, vai saber como guardar sua semente e, mais importante, vai saber buscar fornecedores idôneos e comprar qualidade para que sua lavoura se estabeleça saudável e com excelentes resultados”, explica Krzyzanowski.
Segundo o presidente da Abrates, o Curso de Fisiologia tem um nível que pode ser comparado à uma pós-graduação, sendo ofertado para o público geral. Por isso é uma excelente oportunidade para a qualificação de estudantes desde a graduação. Outra vantagem ainda chama atenção, o conteúdo ofertado tem como base o livro “Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas”, de autoria do professor da ESALQ, Dr. Júlio Marcos-Filho, que está entre os professores do curso. Além dele, estiveram com os alunos os professores: Ademir Assis Henning - Embrapa Soja, Drª. Denise Cunha Fernandes dos Santos - UFV, Dr. Cláudio José Barbedo - Instituto de Botânica - SP, Dr. Fernando Augusto Henning - Embrapa Soja, Dr. Francisco Carlos Krzyzanowski - Embrapa Soja, Dr. José de Barros França-Neto - Embrapa Soja, Dr. Silvio Moure Cicero - ESALQ / USP, Dr. Warley Marcos Nascimento - Embrapa Hortaliças.
Fique atento à agenda de cursos e eventos da ABRATES e mantenha-se atualizado sobre a pesquisa em ciência e tecnologia de sementes do país!