Notícia

25 May
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

ABRATES E UFLA abrem nova turma de capacitação de análise de sementes de grandes culturas 

Curso será realizado entre os dias 13 e 17 de dezembro de 2021; as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas neste site 

Alta procura pelo Curso Teórico-Prático de Capacitação de Análise de Sementes de Grandes Cultura, levou a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) abrirem mais uma turma para este ano, no mês de dezembro. Isto porque se esgotaram rapidamente as vagas da XVª edição da mesma capacitação, que será ofertada entre os dias 8 e 11 de novembro de 2021.  

As vagas para XVIª edição são limitadas e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas na página de Cursos e Eventos do site da Abrates. O novo curso será ministrado entre os dias 13 e 17 de dezembro de 2021, também em Lavras (MG), no Laboratório de análise de Sementes da UFLA.  

O curso é dirigido a estudantes, profissionais e entusiastas da indústria brasileira de sementes e objetiva proporcionar capacitação aos participantes para avaliação da qualidade de sementes de grandes culturas. Serão abordados temas como padrões para produção e comercialização de sementes, bases botânicas para testes em sementes, princípios da amostragem, teste de pureza e determinação de qualidade por meio de testes de germinação e vigor.  

"O curso traz aperfeiçoamento nos ensinamentos relativos à análise de sementes de grandes culturas, de acordo com as metodologias oficiais descritas nas Regras para Análise de Sementes, capacitando ainda mais os profissionais para o mercado de trabalho", afirma Raquel Maria de Oliveira Pires, professora da UFLA e coordenadora do curso.  

As aulas serão ministradas pelos professores doutores da UFLA, Raquel Maria de Oliveira Pires, Everson Reis Carvalho e Heloisa Oliveira dos Santos e, também, pelos professores aposentados e idealizadores do curso, Maria Laene Moreira de Carvalho e João Almir Oliveira, além da pesquisadora Dayliane Bernardes de Andrade e da auditora fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Myriam Alvisi.  

A coordenadora destaca que, para que possa ser comercializada, a semente precisa passar por um processo de averiguação de sua qualidade, sendo fundamental o comprometimento com as análises e metodologias descritas para essa finalidade. "É uma exigência do mercado que a semente tenha a qualidade aferida, dentro do laboratório", explica Raquel.  

"O sucesso de uma lavoura depende da utilização de sementes de qualidade, que geram plantas de elevado vigor e desempenho superior no campo, por isso é tão importante o trabalho do analista de sementes. Ele traz para si a responsabilidade de aferir se as sementes comercializadas no País são de fato, de qualidade, uma vez que a qualidade em si, se estabelece no campo", afirma Raquel.  

"O analista de laboratório é responsável por todas essas avaliações e, com base nos testes, indica se a semente pode ser comercializada", afirma a professora Maria Laene Moreira de Carvalho, acrescentando que todo esse trabalho é fundamental para dar origem a uma nova planta com características e vigor. "Não basta só germinar, a planta tem que germinar bem e originar uma plântula vigorosa", complementa Maria Laene.  

SERVIÇO  

XVI CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE CAPACITAÇÃO DE ANÁLISE DE SEMENTES DE GRANDES CULTURAS  

Data: 13 a 17 de dezembro de 2021 

Vagas: 25  

Duração: 40 horas 

Investimento: R$ 2.100,00 (sócios) e R$ 2.600,00 (não-sócios) 

Informações e inscrições: neste link

 

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter