Notícia

08 Dec
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

ABRATES está lançando em janeiro de 2021 a nova edição do livro VIGOR DE SEMENTES: Conceitos e Testes

A versão atualizada aborda 15 testes de vigor e conta com a colaboração de 18 autores

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) lançará brevemente a 2ª edição do livro  “VIGOR DE SEMENTES: Conceitos e Testes”. A publicação é uma versão revisada e ampliada da edição de 1999. De lá para cá, muito se avançou na pesquisa e na valorização do conhecimento sobre vigor de sementes, visando a oferta de semente de  alta qualidade, parâmetro essencial para o alcance de uma maior produtividade. A evolução reflete tanto no conhecimento dos 11 testes relatados na época, como no desenvolvimento de novos testes. Na edição atual, dividida em 19 capítulos, são abordadas as metodologias detalhadas para a execução de 15 diferentes testes de vigor: 

  • Testes baseados no desempenho de plântulas (velocidade de germinação; 

  • Primeira contagem do teste de germinação; 

  • Comprimento de plântulas; 

  • Massa seca de plântulas; 

  • Classificação de vigor de plântulas; 

  • Precocidade de emissão da raiz primária; 

  • Emergência de plântulas; 

  • Análise computadorizada de imagens de plântulas);

  • Teste de envelhecimento acelerado; 

  • Teste de deterioração controlada; 

  • Teste de frio; 

  • Teste de germinação a baixa temperatura; 

  • Teste de condutividade elétrica; 

  • Teste de lixiviação de potássio; 

  • Teste de tetrazólio para a determinação do vigor em sementes das seguintes espécies: algodão, amendoim, feijão, girassol, gramíneas forrageiras tropicais, milho, soja, solanáceas (tomate e pimentão) e trigo.

Nos últimos anos, o conceito de Vigor deixou de ser considerado apenas nos laboratórios para ser fortemente utilizado pela indústria produtora de sementes e pelo agricultor, que prioriza, cada vez mais, matéria-prima de alta qualidade para a implantação da lavoura. Diante desta nova postura do mercado, a busca por informações atualizadas e organizada de forma prática e eficaz é essencial. 

Neste sentido e a fim de garantir a assertividade dos dados, a publicação inclui sugestões para a classificação de níveis de vigor, de acordo com o resultado obtido, bem como tabelas de tolerância entre repetições de uma mesma ou de diferentes amostras, possibilitando a comparação entre analistas de um mesmo ou de diferentes laboratórios. Permitindo assim, aferir a precisão dos resultados.

O conteúdo apresentado reflete a competência e o comprometimento da pesquisa brasileira em Tecnologia de Sementes com a evolução da compreensão sobre os testes de vigor, tema muito relevante para garantir a qualidade da semente disponibilizada no mercado. O trabalho conjunto de 18 autores e quatro editores resultou num total de 598 páginas, significando uma versão expandida em 380 páginas, comparada com as 218 páginas da 1ª edição.

Autores e Editores

Editores: Francisco Carlos Krzyzanowski (Embrapa Soja); Roberval Daiton Vieira (Fcav-Unesp); Julio Marcos Filho(Esalq-USP) e José de Barros França-Neto (Embrapa Soja)

Autores: Alberto Sérgio do Rego Barros, Ceci Castilho Custódio, Denise Cunha Fernandes dos Santos Dias, Édila Vilela de Resende Von Pinho, Francisco Guilhien Gomes-Junior, João Almir Oliveira, João Nakagawa, José de Barros França-Neto, Julio Marcos-Filho, Maria Cristina Leme de Lima Dias, Maristela Panobianco, Osvaldo de Castro Ohlson, Rafaelle Persoli de Aguiar, Roberval Daiton Vieira, Rosemeire Carvalho da Silva, Silvio Moure Cicero e Tereza Cristina de Carvalho.

“O esforço conjunto de todos esses profissionais da pesquisa, que trabalharam intensivamente na busca informações atualizadas sobre testes de vigor na literatura nacional e internacional, torna esta publicação ímpar. Para a ABRATES, é muito relevante apresentar esta excelente publicação, importante fonte de informações para o aprimoramento do conhecimento sobre vigor, bem como sua aplicação na avaliação do potencial fisiológico da semente, tanto em trabalhos de pesquisa, como no controle de qualidade na indústria de semente.

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter