Desde a fundação da entidade, em 1970, até hoje já foram 38 cursos, 27 simpósios, três workshops e 19 Congressos Brasileiros de Sementes
Há 45 anos trabalhando na área de Ciência e Tecnologia de Sementes, a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) destaca-se como uma organização que incentiva a produção científica e tecnológica do País. Uma de suas principais iniciativas é a promoção de diversos cursos de capacitação para os profissionais da área. Desde sua fundação já foram 38 cursos, 27 simpósios, três workshops e 19 Congressos Brasileiros de Sementes.
Para 2016, a agenda contempla os seguintes cursos:
Até o momento há um deles em realização, o 9º Curso Teórico-prático de Formação de Amostradores e outros dois com inscrições abertas, o 1º Curso Teórico-prático de avaliação da qualidade fisiológica de sementes de algodão e o 5º Curso de Fisiologia de Sementes.
Reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o curso para a formação de amostradores de sementes, foi promovido em parceria com Universidade Federal de Lavras (UFLA) durante os últimos dias 1º a 03 de março, no Laboratório de Análise de Sementes da universidade.
Já o curso de avaliação da qualidade fisiológica de sementes de algodão, está em sua primeira edição e acontece em julho, de 18 a 20, no Instituto Federal Goiano (IFET), em Rio Verde (GO). O evento também é promovido em parceria com a UFLA, além de ter o apoio da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM) e do IFET. O curso é destinado aos profissionais da indústria brasileira de sementes e tem como objetivo capacitar analistas para avaliação da qualidade fisiológica de sementes de algodão por meio das Regras para Análises de Sementes e do manual Vigor de Sementes: Conceitos e Testes da ABRATES, para os testes de vigor, com ênfase no de tetrazólio. As inscrições também já estão abertas e podem ser feitas pelo site da ABRATES. As vagas também são limitadas.
O terceiro evento, também com inscrições abertas, é o 5º Curso de Fisiologia de Sementes que acontece no segundo semestre do ano, de 1º a 5 de agosto, em Londrina (PR), cidade que sedia a ABRATES. A organização e programação do curso terão como base os conhecimentos contidos no livro Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas, de autoria do Prof. Dr. Júlio Marcos Filho, que será um dos palestrantes.
O conteúdo do curso permite conhecer o comportamento dos componentes da semente durante os processos de formação, maturação, dormência, embebição, germinação e deterioração, permite um melhor entendimento do desenvolvimento da plântula originária da semente e de suas deficiências fisiológicas, que caracterizam as anormalidades nos testes de germinação em laboratório e de emergência em areia ou diretamente no solo em campo.
Outro aspecto relevante é conhecer as formas e o conteúdo de água presente na semente e suas influências na sua longevidade associada com a temperatura de armazenamento, que é importante para tomadas de decisões nos processos de aeração, de secagem e de armazenagem, visando a preservação da semente até o início de uma nova safra.
Teórico, o curso é direcionado aos profissionais da indústria produtora de sementes, de laboratórios, de cooperativas, de empresas de armazenamento e logística, estudantes e pesquisadores. Inscrições e informações mais detalhadas podem ser encontradas no site da ABRATES.
Informações
Cursos - inscrições abertas:
5º Curso de Fisiologia de Sementes
1º a 05 de agosto | Londrina-PR (Crystal Palace Hotel)
Inscrições e informações: CLIQUE AQUI!
1º Curso Teórico-prático de avaliação da qualidade fisiológica de sementes de algodão
18 a 20 de julho | Rio Verde-GO (IFET)
Inscrições e informações: CLIQUE AQUI!
Ascom/ABRATES