ABRATES realiza XII edição do Curso de Amostradores de Sementes
18/02/2019

O Curso Teórico-Prático de Formação de Amostradores de Sementes à sua 12ª edição, sob a organização da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento acontece de 23 a 25 de Abril, em Lavras (MG).

O curso é reconhecido pelo MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - em conformidade com o Regulamento da Coordenação de Sementes e Mudas e já soma mais de 630 profissionais capacitados, entre agrônomos e técnicos, ao longo das 11 edições realizadas. O conteúdo é abordado em aulas teóricas e também em momentos de prática.

Alunos do curso de fisiologia
Alunos da 11ª edição

“O conteúdo é bastante abrangente, com professores qualificados e com muita experiência prática. O curso tem um bom equilíbrio entre aulas teóricas e parte prática, além da participação de profissionais de outras empresas permitindo uma boa troca de experiência. O conhecimento adquirido ampliou minha visão de importância da amostragem em todas as etapas do processo de produção e tem contribuído para a melhoria dos processos, pois as técnicas de amostragem foram aperfeiçoadas e estão sendo repassadas aos colegas de trabalho”, relata Karine Noronha Silva, Supervisora de Controle de Processos da Limagrain Brasil.

As alterações legais que impactam no exercício da função de amostrador também são abordadas no curso. “São abordados aspectos referentes a possíveis mudanças na legislação sobre amostragem de sementes , atendendo as demandas do setor produtivo, bem como as possíveis alterações na próxima edição das Regras para Análises de Sementes. Os alunos  já serão informados de algumas prováveis modificações no procedimento de amostragem para adequação à realidade nacional.”, explica a professora Dra. Maria Laene Moreira de Carvalho.

As palestras e práticas são ministradas pelos professores/pesquisadores: Dr. Joel Augusto Muniz, Dra. Maria Laene Moreira de Carvalho, Dr. José Mauricio Pereira, Dr. Renato Mendes Guimarães,  Dr. João Almir de Oliveira, e Dra. Heloisa Oliveira Santos.

Embora seja dirigido especialmente para as necessidades dos candidatos que desejam se tornar amostradores de sementes licenciados, o curso interessa a todos os envolvidos com as boas práticas de amostragem. As vagas são limitadas e a escolaridade  mínima exigida é o segundo grau completo. Os interessados devem se inscrever no site do evento. Associados da ABRATES tem um desconto especial no valor da inscrição.