ABRATES recebe título de Entidade de Utilidade Pública do Estado do Paraná
05/02/2017

site

O corpo diretivo da ABRATES recebe o título de Entidade de Utilidade Pública das mãos do deputado Tercílio Turini (PPS) | Foto: Vanessa Dall'Agnol (NCO/Embrapa Soja)

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) recebeu, no último dia 5, o título de Entidade de Utilidade Pública do Estado do Paraná. O reconhecimento veio das mãos do deputado estadual Dr. Tercílio Turini (PPS) e foi entregue ao próprio presidente da ABRATES, Francisco Carlos Krzyzanowski, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR). A associação já havia recebido o mesmo título em nível municipal, em Londrina - PR, com o apoio do vereador Prof. Rony Alves, que decidiu levar a proposta a âmbito estadual.

Durante a entrega do título, Dr. Turini declarou: “nós sabemos a importância que isso [o título] tem e a importância do trabalho de instituições como a ABRATES e o que isso tem representado para o avanço do País”. O deputado ainda afirmou que é necessário acreditar na importância da pesquisa, pois quem não o faz não enxerga o futuro. 

Para José de Barros França Neto, atual diretor financeiro e ex-presidente da ABRATES, que deu início aos processos de certificação municipal e estadual, além do prestígio perante a sociedade, a associação ganha oportunidades. “Esse reconhecimento é fundamental para a ABRATES e para todos os associados espalhados Brasil afora, porque vai nos abrir muitas portas. Nós podemos pleitear projetos e ter mais apoio, desde recursos para organização de congressos, realização de cursos, edição de livros [...]”, celebra. O diretor ainda ressaltou a importância do caráter educador das ações da associação que, agora, segundo ele, poderão ser potencializados.

Já Krzyzanowski declarou que a obtenção do título incentiva e viabiliza a captação de recursos em órgãos oficiais de financiamento, como CNPq, CAPES, fundações estaduais de amparo à pesquisa, etc., para seus programas de capacitação, como os cursos e eventos que, segundo ele, ajudam a aprimorar o profissional que atua na área de sementes. 

Para o corpo diretivo da ABRATES, o próximo desafio é seguir com o reconhecimento em nível federal.