Associados da ABRATES, professor e pesquisadores da USP/ESALQ recebem prêmio internacional
05/02/2017

guilhien

Dr. Francisco Guilhien, Profª. Marlen Navarro e Prof. Dr. Silvio Cicero

O Prof. Dr. Silvio Moure Cicero juntamente com o Dr. Francisco Guilhien Gomes Junior, ambos da USP/ESALQ, e a Drª. Marlen Navarro Boulandier da Universidade de Matanzas, de Cuba, ganharam o Prêmio Territorial do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (CITMA) pelo trabalho “Utilización del análisis de imágenes en la evaluación de la morfologia interna y el vigor de las semillas de Morus alba, Molinga oleiferay y Jatropha curcas”, realizado no Laboratório de Análise de Imagens do Departamento de Produção Vegetal da USP/ESALQ no Programa de Pós-doutorado, contemplado pelo Programa CAPES/MES - Cuba Docentes. 

O trabalho é de autoria da Profª. Boulandier, que o produziu em 2013 sob a orientação do Prof. Moure Cicero e com colaboração do Dr. Guilhien. 

 

 

O objetivo da pesquisa foi avaliar a eficiência das técnicas de análise de imagens, por meio de raios X e análise computadorizada de plântulas, para avaliação do potencial fisiológico e da morfologia interna de sementes de espécies importantes em Cuba. “A utilização da análise de imagens para avaliação de sementes e plântulas tem avançado nos últimos anos, principalmente por constituir em procedimentos computadorizados, rápidos e não destrutivos, minimizando erros de interferência do analista,” explica Dr. Francisco Guilhien.

Para Guilhien, a pesquisa pôde contribuir significativamente para o avanço do conhecimento sobre a tecnologia de sementes. Além disso, ele ainda afirma que compartilhar desta conquista com a autora, Boulandier, com a orientação do Prof. Moure Cicero, foi extremamente gratificante. “Mostra que estamos caminhando na direção correta. Isso, sem dúvida, é um grande incentivo para o desenvolvimento de novas pesquisas no Laboratório de Análise de Imagens do Departamento de Produção Vegetal da Esalq”, declarou.

Guilhien ainda ressaltou a atuação da ABRATES em relação ao tema. “Desde 2012, a associação tem promovido, na ESALQ, o Curso sobre Análise de Imagens de Sementes e Plântulas com o objetivo de oferecer a estudantes, pesquisadores e profissionais de empresas da cadeia produtiva de sementes o treinamento em técnicas de análise de imagens em sementes e plântulas para aplicação em pesquisa e programas de controle de qualidade de sementes”, informou. A edição deste ano do curso citado pelo professor já está na pauta da ABRATES e será realizado no período de 13 a 15 de setembro, em Piracicaba (SP).