Banco de Sementes é inaugurado em Rio Claro
05/02/2017

Foi inaugurado no dia 30 de Agosto, o Banco de Sementes da Mata Atlântica, em Rio das Pedras, em Lídice, distrito de Rio Claro. O evento contou com a presença de representantes da prefeitura de Rio Claro, Light, Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O Banco de Sementes integra o Projeto Rede de Viveiros Florestais da Light, que busca capacitar proprietários rurais em coleta de sementes e produção de mudas nativas da Mata Atlântica como forma de geração de renda e conservação ambiental. 

De acordo com os representantes da Light, Eduardo Camilo e Adalésio Vieira, a partir de uma obra para reforçar um dique do Reservatório de Ribeirão das Lajes, foi feito um convênio com o ITPA para a produção de mudas, visando ao reflorestamento da região do entorno.

O projeto vai ensinar ainda técnicas de coleta e beneficiamento de sementes florestais de boa qualidade, fundamentais para produção de mudas a serem utilizadas nos projetos de restauração florestal. Os produtores rurais poderão produzir e comercializar as sementes por meio do Banco, criando assim uma oportunidade de geração de trabalho e renda. O secretário de Meio Ambiente de Rio Claro, Mário Vidigal, lembrou que o Programa Produtores de Água e Floresta também precisa de mudas. "O projeto é simples, mas o impacto é muito grande", avaliou ele. O presidente do ITPA, Maurício Ruiz, também disse que a área é pequena e simples, mas é o início de um projeto que quer suprir a busca do mercado por sementes para reflorestamento.

Fonte: Diário do Vale

Continue lendo outras notícias desta edição.