Brasileiros são maioria no 30º Congresso Internacional de Sementes da ISTA
05/02/2017

Entre os dias 12 e 18 de junho de 2013, uma delegação com 34 brasileiros representou o país na Área de Sementes em Antalya, na Turquia, durante o 30º Congresso Internacional de Sementes da ISTA (International Seed Testing Association). Realizado a cada três anos, este Congresso permite aos participantes compartilharem novas experiências e tecnologias, visando uniformidade na avaliação da qualidade de sementes por meio de colaboração entre os países membros ISTA.

DSC02093bA comitiva brasileira.

Fizeram parte da comitiva brasileira membros da ABRATES, representantes de instituições de ensino, pesquisa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de empresas produtoras de sementes que participaram do evento, apresentaram trabalhos científicos, compareceram a reuniões de diversos Comitês Técnicos, além de Reuniões Ordinárias da ISTA. O grupo brasileiro foi o maior, com 34 participantes, seguido dos representantes da Índia, com 25. O evento reuniu cerca de 500 participantes.

Na condição de Officer  da ISTA e membro do Comitê Executivo da ISTA, o ex-presidente e atual diretor Financeiro da ABRATES, Francisco Krzyzanowski, participou de reuniões, coordenou a sessão: O papel da avaliação da qualidade na produção de sementes do Simpósio de Sementes da ISTA 2013 (Seed Symposium), participou da Assembleia Geral da ISTA, tendo coordenado a apresentação dos relatórios dos Comitês Técnicos em colaboração com o Presidente da entidade.

Seed Symposium e programação geral

Distribuído em cinco sessões, o Simpósio de Sementes da ISTA 2013 (Seed Symposium) teve como tema geral a Avaliação da qualidade das sementes: um passo fundamental na exploração dos benefícios do melhoramento genético de plantas e conservação genética. Krzyzanowski, que é pesquisador da Embrapa Soja, apresentou também a palestra sobre: O papel da avaliação da qualidade na produção de sementes, tomando como exemplo a produção de sementes de soja.

A programação seguiu com o Jantar Oficial do Congresso e a apresentação dos premiados no Simpósio de Sementes. A ISTA tem a tradição de agraciar os três melhores trabalhos, nas modalidades de exposição oral e pôsteres. O pesquisador brasileiro Fernando A. Oliveira e Silveira (Universidade Federal de Minas Gerais) foi premiado com o segundo lugar com o trabalho Efeito do armazenamento na germinação, crescimento de plântula, e sobrevivência de Mimosa foliolosa: implicações na restauração de campos rupestres. 

O evento teve ainda apresentações de trabalhos técnicos da ISTA e reuniões dos Comitês Técnicos. A Assembleia Geral Ordinária da ISTA se realizou no dia 18 de junho, com a eleição de dirigentes e membros do novo Comitê Executivo da ISTA. Krzyzanowski ocupou de 2010 a 2013 o cargo de Officer  da ISTA e Membro do Comitê Executivo da ISTA, com funções de vice-presidente.

Alison e krzyzanowskib

Nesse período, o pesquisador representou a ABRATES e o Brasil com grande responsabilidade e importância. Após o Congresso, Krzyzanowski deixou espontaneamente as funções administrativas da ISTA, mas permanece como membro da instituição, onde seguirá o importante trabalho de pesquisa, atualização e divulgação em Ciência e Tecnologia de Sementes.

Alison Powell, da University of Aberdeen, Representante Regional do Comite Executivo da ISTA (Reino Unido e Irlanda) e Francisco Krzyzanowski.
 

A ISTA
A ISTA tem o objetivo principal de garantir uniformidade nos testes de qualidade de sementes por meio do desenvolvimento, adoção e publicação de procedimentos padrões de amostragem e análise de sementes. Atualmente 201 laboratórios fazem parte da ISTA em 79 países ao redor do mundo.

Saiba mais sobre o 30º Congresso da ISTA

Com informações da ISTA e da revista SeedNews (Silmar T. Peske com colaboração de Ibrahim Demir). Fotografias:Divulgação.

Voltar para o ABRATES Em Foco