Comissão organizadora do CBSementes 2013 recebe trabalhos
05/02/2017

CB Sementes 2013

Interessados tem até 19 de junho para enviar seus resumos

Londrina, 28/05/2013 - A Comissão Organizadora do XVIII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes) vai receber resumos de trabalhos até 19 de junho de 2013. O Congresso será em Florianópolis (SC), de 16 a 19 de setembro e as inscrições podem ser feitas pelo site da ABRATES (http://www.abrates.org.br/cbsementes).

1417c 16082011 0892bPesquisadores apresentam seus trabalhos em Sessão Poster, durante o CBSementes 2011, em Natal (RN) 

A programação abrange o XII Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes, o VII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais e o I Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras. A cerca de 120 dias para o Congresso, os organizadores já receberam mais de 500 inscrições, o que mostra a confiança dos participantes no trabalho dos diretores e colaboradores da ABRATES. ?Esse número revela também a boa reputação do CBSementes,  graças ao alto nível do evento ao longo dos anos de realização?, revelou o diretor Financeiro da ABRATES, Francisco Krzyzanowski, ex-presidente da Associação. 

Os trabalhos serão apresentados na forma de pôsteres e divididos entre as sessões: 1) Produção -Maturação ? Colheita; 2) Composição Química ? Biologia Molecular; 3) Secagem ?Beneficiamento ? Embalagem ? Armazenamento; 4) Viabilidade ?Germinação ?Dormência; 5) Vigor; 6) Morfologia ? Identificação Varietal; 6) Patologia ?Tratamento de Sementes e 7) Sementes de Espécies Florestais.

O Congresso se configura como o maior evento nacional da área. De acordo com o presidente da ABRATES, um dos objetivos desta edição é integrar interessados nas áreas de grandes culturas, forrageiras, florestais e olerícolas: ?Nesta edição, trabalhamos com o tema A semente na produtividade agrícola e conservação de recursos genéticos. Esperamos reunir cerca de 1500 pessoas, entre técnicos, produtores, empresários de vários setores, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao setor de sementes de diversas culturas, o que mostra a integração entre os diversos segmentos e estágios da produção de sementes no Brasil?, revela o presidente do evento, José de Barros França Neto.

A programação científica do CBSementes conta com palestras, painéis, minicursos, sessões pôster, além do show room tecnológico com a presença de empresas renomadas do segmento de sementes, insumos, máquinas e equipamentos, tecnologia e áreas afins. 

Os minicursos estão distribuídos durante toda a programação e têm vagas limitadas. Os seguintes temas serão abordados:

Minicurso 1 - Tecnologias para a Produção de Sementes de Soja de Alta Qualidade. Coordenação: Fernando Augusto Henning (Embrapa Soja);
Minicurso 2 - Tecnologia e Morfologia de Sementes de Palmeira. Coordenação: Manuel de Jesus Vieira Lima Junior (Centro de Sementes Nativas do Amazonas - CSNAM);
Minicurso 3 - Formação de Responsáveis Técnicos por campos de produção de sementes de soja e milho. Coordenação: Maria Laene Moreira de Carvalho (Universidade Federal de Lavras - UFV) e Gilda Pizzolante de Pádua (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG)
Minicurso 4 - Redação de artigos científicos. Coordenação: Denise Cunha Fernandes Santos Dias (UFV).
Minicurso 5 - Produção, colheita e beneficiamento de Sementes Florestais Tropicais. Coordenação: Manuel de Jesus Vieira Lima Junior (CSNAM).

Os interessados devem optar pelos minicursos quando efetuarem sua inscrição no Congresso. O valor para inscrição em cada minicurso é de R$ 120. Outras informações no site da ABRATES: www.abrates.org.br/cbsementes

 

Dulce Mazer - Jornalista - MTb 8775/PR
ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
Assessoria de Imprensa
(43) 3025 5120