Congresso Brasileiro vai reunir principais setores de Sementes em 2013
05/02/2017

XVIII CBSementes

O tema do próximo CBSementes deve agrupar interessados em sementes de grandes culturas, forrageiras, florestais e olerícolas.

foto Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), cidade sede do próximo CB Sementes.


A 18ª. Edição do Congresso Brasileiro de Sementes, que será realizada em Florianópolis (SC) de 16 a 19 de setembro de 2013, terá como tema A semente na produtividade agrícola e conservação de recursos genéticos. O tema foi definido pela Diretoria da ABRATES, durante reunião em Londrina (PR), nos dias 29 e 30 de agosto de 2012.

O XVIII CBSementes deverá reunir participantes interessados em discutir assuntos relacionados aos principais setores sementeiros. A programação do evento está sendo desenvolvida e em breve será divulgada. O encontro deve congregar assuntos relacionados à produção e ao desenvolvimento técnico e científico de sementes de grandes culturas, forrageiras, florestais e olerícolas. "A programação será muito eclética, devendo atender às expectativas dos setores de pesquisa e de produção de sementes", revela o presidente da ABRATES, José de Barros França Neto, coordenador do Congresso.

O evento engloba o XII Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e o VII Simpósio Brasileiro de Tecnologias de Sementes Florestais. Para a coordenadora do Simpósio de Patologia, Heloisa Moraes, professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), "mais uma vez inserido no Congresso Brasileiro de Sementes, o Simpósio de Patologia evidencia a importância da sanidade na qualidade das sementes e, consequentemente, na produtividade". O tema do XII Simpósio de Patologia será Transmissão de patógenos através de sementes e mudas.

O VII Simpósio de Sementes Florestais é coordenado pelo professor Manuel Jesus Vieira Lima Junior, da Universidade Federal do Amazonas. O tema da
próxima edição será A semente na cadeia produtiva florestal. De acordo com Manuel, que na reunião representou o Comitê de Sementes Florestais, "integrantes dos diferentes setores vão trabalhar em conjunto a fim de estimular o reflorestamento através de safras e plantio, além de programas de recuperação de áreas. O Congresso tem também o intuito de trazer as vertentes florestal e agrícola para a produção com qualidade de sementes", disse.

 

Dulce Mazer - Jornalista - MTb 8775/PR
ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
Assessoria de Imprensa
(43) 3025 5120

Continue lendo outras notícias desta edição.