Curso aborda produção de semente de soja de alta qualidade
04/11/2017

Produzir semente de soja com alta qualidade é um grande desafio para o setor sementeiro, em especial para produtores de regiões tropicais e subtropicais. É para atender essa demanda, sanar dúvidas e dividir conhecimentos e resultados de pesquisa que a Embrapa Soja promove, de 4 a 8 de Dezembro, a segunda edição do Curso Sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Soja, que será realizado no Crystal Palace Hotel, em Londrina - PR.  
O curso é destinado aos profissionais envolvidos em todas as etapas de produção de sementes de soja -  no campo, na UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes), ou na armazenagem - e tem como objetivo apresentar tecnologias e técnicas especiais que permitam a produção de sementes de soja de alta qualidade em regiões tropicais e subtropicais.

Conteúdo completo - do pré plantio à armazenagem
As tecnologias abordadas durante o curso envolvem soluções para serem implementadas antes mesmo da semeadura no campo, com a escolha correta do local de produção, o escalonamento da semeadura, utilização das melhores épocas de semeadura e do melhor sistema de produção. O manejo adequado de pragas, incluindo os percevejos sugadores, e de doenças é fundamental para a produção de sementes vigorosas e também será abordado durante o curso.
Entender o momento ideal de colheita, bem como as com regulagens ideais das máquinas colhedoras são cuidados essenciais para evitar danos mecânicos e a consequente perda de qualidade nas sementes. "É sempre bom lembrar que as sementes são feitas no campo, sendo sua qualidade determinada mesmo antes da colheita. Assim, todas as técnicas utilizadas no campo são de fundamental importância para a produção de uma matéria prima da mais elevada qualidade”, reforça o pesquisador da Embrapa Soja e um dos palestrantes do Curso, Dr. José de Barros França Neto.
A chegada das sementes nas UBS (Unidades de Beneficiamento de Sementes) também requer atenção especial. “Serão abordados os cuidados com a recepção, técnicas de secagem, sequência de beneficiamento e classificação e armazenagem, com e sem climatização de ambientes”, completa Dr. França.
Outro ponto a ser observado e que também faz parte do conteúdo trabalhado durante a qualificação é o Manejo Integrado de Pragas de Sementes Armazenadas, aspecto esse que começa a preocupar o setor produtivo.
A patologia e o tratamento de sementes - industrial e na fazenda - serão explicados detalhadamente por especialistas. Para encerrar, serão discutidos os efeitos do vigor das sementes sobre a produtividade da lavoura, abordando aspectos que confirmam a importância da instalação da lavoura com sementes de elevada qualidade.

Palestrantes e inscrições
As aulas serão teóricas e proferidas por pesquisadores da Equipe de Sementes da Embrapa Soja, além de diversos especialistas em sementes de Universidades e outras instituições de pesquisa como MAPA, UNESP, UFPel e UNIOESTE.
As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados podem se inscrever no site www.tecsementes.agr.br. O investimento é de R$ 2.000,00, incluindo material didático, mochila do curso, o livro “SOJA: a produção de sementes no Brasil”, pen drive com todo o material didático em PDF, palestras, publicações, fotos tiradas durante o curso, etc, além dos coffee breaks.

Mais informações:
www.tecsementes.agr.br
tecnologiasementes@fbeventos.com
+55 (43) 3025-5223