service-img3
Curso de Identificação de Sementes e Propágulos traz inovação e qualidade
22/07/2024

Nos dias 13 e 14 de julho de 2024, a Universidade Federal de Goiás (UFG) sediou a sexta edição do Curso de Identificação de Sementes e Propágulos para o Comércio no Brasil. Mantendo sua tradicional qualidade e trazendo inovações, o evento destacou-se pela articulação e esforço coletivo da equipe organizadora, resultando em um treinamento bem-sucedido.

Profissionais do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG e estudantes participaram ativamente do curso, que contou com o apoio da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e de seu Comitê Técnico de Sementes Florestais (CTSF), além da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE). O curso reuniu 12 participantes provenientes dos estados da Bahia, Goiás e Distrito Federal, todos envolvidos na produção e análise de sementes.

A equipe do Departamento de Botânica (DBOT) do ICB/UFG foi representada pelo professor, Dr. Edson Ferreira Duarte, a técnica administrativa Daniela Custódio da Silva, e os estudantes de Engenharia Florestal Celice de Souza Novais e Gregório Batista dos Santos Neto. Também participaram do treinamento estudantes do Projeto Sementes e Inovação, incluindo Lucas Nunes Rios, do curso de Ciência da Computação, e Marcelo Vieira de Oliveira, do curso de Agronomia.

As avaliações feitas pelos participantes indicaram que as fontes de informação sobre o curso se tornaram mais diversificadas, com muitos dos novos inscritos tendo sido informados por participantes de edições anteriores, especialmente dentro de empresas e laboratórios. “O feedback destacou o alto grau de satisfação e a percepção positiva da qualidade do curso”, afirmou o professor Edson Ferreira Duarte.

Avaliações - Na avaliação do curso, os inscritos puderam se manifestar e fazer sugestões. Mayene Jéssica Silveira Silva, da Corteva, comentou: "O curso atendeu as minhas expectativas e contribuiu para meu conhecimento na parte de Identificação de Sementes."

Ana Cristina Teodoro Silva Goulart, também da Corteva, acrescentou: "O curso ajudou a adquirir novos conhecimentos sobre morfologia de semente, facilitando a identificação de sementes, principalmente com ferramentas digitais. Assim, consigo identificar sementes com agilidade e confiança."

Maria Jose Malave Ladera, da Sementes Lima, afirmou: "Excelente, eu estou satisfeita. Obrigada."

Rosilaine Aparecida de Oliveira Rodrigues, também da Sementes Lima, sugeriu: "Para que o curso possa atingir uma área mais abrangente, sugiro que também seja focado em sementes de plantas daninhas das quais possam acometer as áreas para o cultivo de gramíneas. No entanto, o curso foi didático e bem representativo para a proposta apresentada. Todos os envolvidos estão de parabéns pela cordialidade e dedicação para que tudo ocorresse da melhor maneira possível. Espero participar de outros cursos que ocorrerão nos próximos anos. Obrigada e até logo."

Inovações apresentadas

Uma das inovações apresentadas foi o aplicativo SeedID, que está em fase de finalização. O aplicativo necessita de treinamento com imagens de diversas espécies vegetais para se tornar plenamente funcional. Durante o evento, foi feito um convite aos participantes para colaborarem com imagens para o Projeto Sementes e Inovação, que originou o material didático usado no curso, incluindo o livro "Sementes e Propágulos: Guia de Identificação" e o aplicativo em Java "Guia Eletrônico de Identificação de Sementes e Propágulos". Para saber como contribuir, acesse o aqui.

De acordo com o professor Edson Duarte Ferreira, a  participação social nos trabalhos de pesquisa não apenas se constitui em uma das modalidades da Ciência Aberta, mas também é uma forma de Ciência Cidadã. “Os pesquisadores da UFG, UFRB, UFAM e UFBA envolvidos no Projeto Sementes e Inovação apresentaram duas abordagens inovadoras: o aplicativo para celular e a forma de produzir parte dos dados necessários para acelerar a produção de resultados e produtos”, comentou o professor.