Notícia

24 Out
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Curso DIACOM chega na 69ª edição com todas as vagas preenchidas

Os interessados podem entrar na lista de espera e receber informações sobre as próximas edições.

A Embrapa Soja realiza, de 5 a 9 de novembro, a 69ª edição do Curso DIACOM - Tetrazólio e Patologia de Sementes. A qualificação é voltada para profissionais que atuam nas áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes, acontece em Londrina - PR.

O teste de tetrazólio permite conhecer a viabilidade e o vigor da semente sem as interferências do processo de infecção causado por patógenos que a acompanham. O teste de patologia de sementes, através do método do papel de filtro umedecido, permite identificar os principais fungos que interferem no teste padrão de germinação.As informações fornecidas por estes dois testes permitem o Diagnóstico Completo (DIACOM) da(s) causa(s) do(s) problema(s) de qualidade na semente de soja, ao nível de laboratório de análise.

Assim, através do DIACOM, é possível evitar o descarte de lotes cujas causas de baixa qualidade no teste de germinação sejam Phomopsis spp e Fusarium pallidoroseum (syn. F.semitectum). Outro aspecto importante é a possibilidade de identificação dos patógenos importantes para a qualidade da semente, permitindo a seleção do(s) fungicidas mais adequado(s) para o seu tratamento.

As aulas teóricas e práticas do curso são proferidas pelos pesquisadores da Embrapa Soja: Dr. Francisco Carlos Krzyzanowski, Dr. Fernando Augusto Henning,  Dr. Irineu Lorini, Dr. José de Barros França Neto, Dr. Ademir Assis Henning.

As vagas para o curso já foram preenchidas, mas os interessados podem entrar na lista de espera e receber informações sobre as próximas edições ou caso surjam novas vagas. O cadastro é realizado no site do evento.

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter