Curso DIACOM chega na 69ª edição com todas as vagas preenchidas
24/10/2018

A Embrapa Soja realiza, de 5 a 9 de novembro, a 69ª edição do Curso DIACOM - Tetrazólio e Patologia de Sementes. A qualificação é voltada para profissionais que atuam nas áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes, acontece em Londrina - PR.

O teste de tetrazólio permite conhecer a viabilidade e o vigor da semente sem as interferências do processo de infecção causado por patógenos que a acompanham. O teste de patologia de sementes, através do método do papel de filtro umedecido, permite identificar os principais fungos que interferem no teste padrão de germinação.As informações fornecidas por estes dois testes permitem o Diagnóstico Completo (DIACOM) da(s) causa(s) do(s) problema(s) de qualidade na semente de soja, ao nível de laboratório de análise.

Assim, através do DIACOM, é possível evitar o descarte de lotes cujas causas de baixa qualidade no teste de germinação sejam Phomopsis spp e Fusarium pallidoroseum (syn. F.semitectum). Outro aspecto importante é a possibilidade de identificação dos patógenos importantes para a qualidade da semente, permitindo a seleção do(s) fungicidas mais adequado(s) para o seu tratamento.

As aulas teóricas e práticas do curso são proferidas pelos pesquisadores da Embrapa Soja: Dr. Francisco Carlos Krzyzanowski, Dr. Fernando Augusto Henning,  Dr. Irineu Lorini, Dr. José de Barros França Neto, Dr. Ademir Assis Henning.

As vagas para o curso já foram preenchidas, mas os interessados podem entrar na lista de espera e receber informações sobre as próximas edições ou caso surjam novas vagas. O cadastro é realizado no site do evento.