As limitações impostas pela atual pandemia têm impactado todos os setores da sociedade. A pesquisa e o ensino na área agro não são diferentes. O fato é que a dificuldade também aguça a criatividade e acaba por resultar em soluções inteligentes e frutíferas.
Foi assim com o Curso Produção e Tecnologia de Sementes e Mudas, programado para acontecer como um treinamento local na Embrapa Semiárido, mas que não poderia ser realizado presencialmente. Surgiu então o impasse, desistir ou converter a experiência para um formato para o qual nunca havia sido pensada?
“Veio a nossa quarentena e minha Chefe de Transferência de Tecnologia, Dra. Lúcia Kiill, sugeriu que eu ministrasse (o curso) online. Pensei uns dias e retornei falando que estava insegura. O que me incentivou foram as palavras da Supervisora do Núcleo Local de Inovação e Tecnologia, Daniela Campeche "Se tem alguém que dá conta de fazer esse curso, é você." Fui desafiada, né?! Não tinha como não fazer!”, relata a Dra. Bárbara França Dantas, pesquisadora da Embrapa Semiárido e responsável pelo curso.
Apesar do desafio de lidar com o cenário da web e tecnologias que normalmente não são parte do dia a dia, a grande curiosidade, característica dos pesquisadores, facilitou a tarefa. E assim, o curso que normalmente era ministrado para 50 pessoas, atingiu 250 alunos na primeira turma, deixando mais de 1.500 na lista de espera. Trazer o curso para o formato online também possibilitou atingir um público mais amplo. Enquanto os participantes do curso presencial costumavam ser, na maioria, estudantes da região, a versão online teve mais profissionais inscritos e pessoas de todas as áreas de ciência em sementes de todo o Brasil.
Como alternativa para adequar o conteúdo ao novo formato e torná-lo mais dinâmico para ser acompanhado à distância, a pesquisadora resolveu incrementar o quadro de “professores”, convidando os amigos sementeiros a contribuir com o conteúdo. A participação poderia vir na forma de um depoimento, palestra, aula, apresentação de algum trabalho de pesquisa, o que os deixasse mais confortáveis. Como resultado, o curso contou com a participação de 12 profissionais da área de pesquisa de sementes, de acordo com a tabela abaixo.
INSTRUTOR |
INSTITUIÇÃO |
NOME DA APRESENTAÇÃO |
Fátima C.M. Piña-Rodrigues |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Sorocaba |
Potencial produtivo das redes comunitárias de sementes florestais |
Elza Alves Corrêa |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) Registro |
Fatores que afetam a produtividade de sementes |
Bárbara França Dantas |
Embrapa Semiárido |
Qualidade de sementes |
José de Barros França-Neto |
Embrapa Soja |
Qualidade de sementes |
Rafael Marani Barbosa |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
Teste rápido baseado em produção de etanol para avaliar a qualidade fisiológica de sementes |
Claudinéia R. Pelacani Cruz |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
Armazenamento de Sementes: princípios e usos |
Alexandre Marques |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
Sementes Recalcitrantes |
Ailton Rodrigues |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
Dormência de sementes |
José Eduardo S. B. da Silva |
IFPI Campus Corrente |
Tratamento de sementes com atenuadores de estresse |
Marcos Vinícius Meiado |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Itabaiana |
Memória hídrica em sementes de regiões semiáridas e suas implicações ecológicas |
Bárbara França Dantas |
Embrapa Semiárido |
Produção e qualidade de sementes da Caatinga em um mundo em transformação |
Francislene Angelotti |
Embrapa Semiárido |
Mudanças Climáticas e a Patologia de Sementes e Mudas |
Denise Garcia Santana |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá |
Que legado o COVID-19 deixará para as sementessobre predição a partir de modelos exponenciais? |
“Fiz questão que tivéssemos um momento de interação que eu chamei de aula tira-dúvidas, no formato de videoconferência com transmissão para o YouTube. Essas foram fantásticas, com uma interação e um bate papo muito bom com os instrutores. A participação das pessoas foi maior na aula tira-dúvidas de Qualidade de sementes, foram mais de duas horas de perguntas e respostas e conversas, conta a pesquisadora.
Motivada pelo sucesso da primeira turma, as inscrições para a segunda turma já estão abertas e podem ser feitas online até o dia 12 de junho. O curso será realizado de 15 a 26 de Junho e terá a participação de 20 professores, incluindo os pesquisadores da Embrapa Soja, membros da diretoria da ABRATES / Comissão Organizadora do XXI CBSementes, Ademir Assis Henning, Fernando Augusto Henning, Francisco Carlos Krzyzanowski e José de Barros França-Neto como palestrantes nos respectivos temas:
Patologia de Sementes;
Biotecnologia e qualidade de sementes;
Controle de Qualidade na Recepção, Secagem, Beneficiamento, Armazenamento e Transporte;
Teste de tetrazólio em sementes.
Confira mais detalhes da programação e inscreva-se!