Diretoria da ABRATES participa de Reunião Anual da ISTA
05/02/2017

Regras Internacionais

O principal objetivo do encontro foi discutir propostas de alteração para as regras internacionais de análise de sementes 
 

Comitiva Brasileira - ISTA Venlo 2012 - 01

Comitiva brasileira participa da Reunião Anual da Associação Internacional de Teste de Sementes (ISTA).

Especialistas brasileiros na área de sementes participaram da Reunião Anual da Associação Internacional de Teste de Sementes (ISTA), de 11 a 14 de junho, em Venlo, na Holanda. A comitiva foi formada pelo presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), José de Barros França Neto (Embrapa Soja), a primeira vice-presidente, Maria Laene Moreira de Carvalho (Universidade Federal de Lavras), o diretor Financeiro, Francisco Carlos Krzyzanowski (Embrapa Soja), a diretora e a vice-diretora Técnica e de Divulgação, Denise Cunha Fernandes Santos Dias (Universidade Federal de Viçosa) e Gilda Pizzolante de Pádua (Embrapa/Epamig), e Lêda Aparecida Mendonça (Ministério da Agricultura - MAPA), membro do Conselho Fiscal da ABRATES.

Além da diretoria da ABRATES, a comitiva brasileira foi composta pela representante do MAPA, Myriam Aparecida Guimarães Leal Alvisi, e pelo gerente do laboratório de controle de qualidade da empresa Matsuda, Pedro Henrique Lorençoni, dirigentes dos dois laboratórios credenciados pela ISTA no Brasil.

A reunião
A reunião Anual da ISTA é composta por Seminário, Sessões de Apresentação dos resultados dos Comitês Técnicos e da Assembléia Geral, onde são aprovados os documentos de interesse da Associação. Sob o tema Novos desenvolvimentos e tecnologias para análise de sementes, foram apresentadas palestras em três grandes áreas como: Visão e Análise de Imagens, Aplicação de Sensores em Análise de Sementes e Desenvolvimentos em Tecnologia de Sementes; Tecnologia Molecular em Análise de Sementes.

 

Na reunião dos Comitês Técnicos foram relatados os avanços obtidos nos diversos aspectos da análise sementes como: sanidade, vigor, germinação, pureza física, pureza varietal, identificações de variedades geneticamente modificadas, entre outros.

A Reunião Anual da ISTA promove o relacionamento entre os membros de distintas associações e permite aos representantes conhecer outros especialistas em sementes e trocar experiências. ?Sem dúvida, os membros da ABRATES tiveram acesso às novas tecnologias e trouxeram conhecimento técnico e científico para a comunidade de tecnologia de sementes do Brasil. Também podemos dizer que, em algumas áreas, estamos em sintonia com as propostas da ISTA, como é o caso dos métodos de análise morfológica que vamos oferecer no I Curso de Análise de Imagens de Sementes de Plântulas, em Piracicaba, em agosto. No Brasil, estamos em excelente nível tecnológico?, revela França Neto.

Novas tecnologias

Em compasso com as novas tecnologias, Krzyzanowski, que ocupa o cargo de Officer da ISTA, com funções de vice-presidente, destaca alguns dos assuntos abordados. ?O Comitê de Pureza apresentou novas ferramentas de Biotecnologia para identificação de variedades, como o uso de DNA para variedades de milho, azevém, trigo e soja e o uso de eletroforese para variedades como festuca, poa e agrotis?.

O avanço das análises através desses recursos visa garantir ao agricultor as características genéticas da cultivar escolhida. Krzyzanowski ressalta ainda a proposta encaminhada ao Comitê de Germinação para avaliação de métodos alternativos ?In-house-methods?. A ideia é conhecer a precisão dos dados obtidos e a sua reprodutibilidade, para, num futuro, se tecnicamente possível, serem incluídos nas Regras Internacionais para Análise de Sementes editadas pela ISTA, visto que algumas espécies têm hoje um tempo longo de análise de germinação.

Na ocasião, foi anunciado o local e data para a próxima reunião ordinária da ISTA, que será em Antalya, Turquia, em 2013.

 1_President ISTA Joel Lechape & Franca Neto & Krzyzanowski


O presidente da ABRATES, Franca Neto, o presidente da ISTA, Joel Lechape (centro) e  Krzyzanowski, Officer da ISTA e Financeiro da ABRATES (dir.).