O presidente da ABRATES, Francisco Carlos Krzyzanowski, e o diretor-financeiro, José Barros França-Neto participaram na manhã desta terça-feira do 2º Encontro Nacional dos Produtores de Soja (Enssoja), aberto ontem (13) e que prossegue até amanhã (15), no hotel Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP).
Durante o evento, França-Neto proferiu palestra sobre a evolução da qualidade da semente de soja e Krzyzanowski falou da realização do XXI Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), que acontece de 12 a 15 de setembro, em Curitiba (PR), convidando os participantes do ENSSOJA para também participarem do evento da ABRATES. Krzyzanowski ainda comentou sobre o trabalho colaborativo entre a Associação Brasileira de Produtores de Semente de Soja (Abrass), promotora do evento, e a Embrapa Soja que está em processo de desenvolvimento.
O evento conta com a presença de cerca de 250 lideranças do agronegócio brasileiro e renomados palestrantes, focados em avançar nas discussões sobre o presente e futuro da produção brasileira de sementes de soja. A Abrass visa fomentar debates e encontrar soluções necessárias à perpetuidade do segmento.
O evento traz à pauta temas como mercado, genética, inovação e perspectivas políticas para o setor. “A Abrass tem um propósito muito claro: a defesa dos interesses dos multiplicadores de sementes de soja de todo o território nacional. Essa defesa passa por diversas ações, dentre as quais duas merecem destaque: proporcionar acesso ao conhecimento e zelar pela efetivação e o cumprimento de políticas públicas que resguardem a atividade”, posiciona o presidente da instituição, Gladir Tomazelli.
São três dias de intensa programação, com palestras de expoentes como o professor e pesquisador Marcos Jank (Insper), o engenheiro agrônomo e consultor Lars Shobinger (How Consultoria), o pesquisador José Barros França-Neto (Embrapa Soja) e o consultor André Dias (Spark Inteligência Estratégica), além de autoridades em mercado, logística, ciência e inovação.
Prêmio Inovação
Durante o Enssoja, será realizada a entrega do Prêmio Inovação, instituído pela Abrass com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos e pesquisas que tragam inovações aptas a contribuir com o aprimoramento da cadeia produtiva de sementes de soja no Brasil.
Três finalistas foram selecionados por júri especializado, formado por Gregory Sanders (conselheiro fiscal da Abrass), Otávio Celidônio (diretor executivo da Agrihub) e Eloiza Zuconelli (coordenadora da rede de fazendas alfas da Agrihub). O vencedor receberá R$ 50 mil.
(Com informações da Assessoria de Imprensa Abrass)