Embrapa Soja promove a sétima edição do Curso de Vigor de sementes
05/02/2017

Vigor

Curso apresenta metodologias dos principais testes de vigor para análise de sementes em laboratório

Curso de Vigor de Sementes

Com o objetivo de melhorar a qualidade das sementes, a Embrapa Soja promove, de 16 a 20 de julho de 2012, o 7º. Curso de Vigor em Semente de Soja, ministrado em Londrina (PR). O curso apresenta metodologias dos principais testes de vigor que podem ser usados nos laboratórios de análise de sementes. A capacitação é destinada a profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em semente.

O curso terá mais de trinta horas de aulas teóricas e práticas, ministradas por pesquisadores da Embrapa da Soja, professores da Esalq/USP e Unesp de Jaboticabal. Segundo Francisco Krzyzanowski, pesquisador da Embrapa Soja, ?a capacitação de profissionais é pré-requisito para se atingir altos níveis de produtividade?.

Nas aulas práticas, são demonstradas detalhadamente as metodologias dos principais testes de vigor: envelhecimento acelerado, frio, condutividade elétrica, comprimento de plântula, classificação do vigor de plântula, massa de matéria seca de plântula, velocidade de germinação e emergência, tetrazólio, deterioração controlada e germinação a baixa temperatura.
Tradição e desenvolvimento
Há décadas os pesquisadores vêm aprimorando e renovando alguns dos testes de vigor, já em uso, para desenvolver testes que primam pela excelência das sementes. Disponíveis hoje para as empresas de sementes e para os agricultores, os testes de vigor permitem avaliar os efeitos menores da deterioração sobre o potencial de desempenho de sementes e de plântulas.

?Isso resulta na produção de sementes de qualidade mais elevada, agregação de valor e diferenciação do produto para o mercado de semente?, afirma José de Barros França Neto, pesquisador da Embrapa Soja e presidente da ABRATES.

As metodologias dos testes estão disponíveis em publicações especializadas e o setor sementeiro, a cada ano, tem utilizado de testes de vigor, visando aprimoprar a qualidade do produto ofertado ao mercado.

Serviço:
7º Curso de Vigor para Semente de Soja
Local: complexo de laboratórios do Núcleo Tecnológico de Sementes e Grãos Dr. Nilton Pereira da Costa, Embrapa Soja, Londrina (PR)
Data: 16 a 20 de julho de 2012

Dulce Mazer - Jornalista - MTb 8775/PR
ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
Assessoria de Imprensa
(43) 3025 5120