Notícia

02 Oct
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Embrapa Soja realiza mais uma edição do MIP Grãos e Sementes

A capacitação é voltada para profissionais de empresas que armazenam sementes ou grãos e mescla conteúdo teórico e exercícios práticos.

A Embrapa Soja realizou nos dias 14 e 15 de setembro, o 53o Curso de Manejo Integrado de Pragas de Grãos e Sementes Armazenadas (MIP). A capacitação é voltada para profissionais de empresas que armazenam sementes ou grãos, desde técnicos até gestores administrativos e mescla conteúdo teórico e exercícios práticos.

Nesta edição, foram reunidos 36 participantes de mais de cinco estados brasileiros. “São responsáveis técnicos, gestores, supervisores, profissionais de unidades grãos e sementes de várias empresas. Profissionais que fazem a gestão de estoques de grãos  - para comercialização - de e sementes - da colheita até semeadura”, explica Irineu Lorini, pesquisador da Embrapa Soja e instrutor do curso.

Como o conteúdo aborda as pragas mais comuns durante o período de armazenagem (mariposas e carunchos), com pequenas adaptações para a realidade das Unidades de beneficiamento de Sementes (UBS), o curso atende profissionais da área de grãos e sementes ao mesmo tempo. “Para a praga o que interessa é encontrar comida, não importa se é grão ou semente de trigo, por exemplo”, conclui o instrutor.

Dentre os temas abordados durante o curso estão:

  • Identificação das principais pragas de produtos armazenados;

  • Manuseio dos insetos para identificação em laboratório:

  • Simulação em laboratório do tratamento preventivo com inseticidas;

  • Higienização e limpeza das unidades armazenadoras;

  • Métodos de controle de pragas: preventivos e curativos;

  • Métodos físicos de controle de pragas (uso do pó inerte - terra de diatomáceas);

  • Controle preventivo com inseticidas líquidos;

  • Prática de expurgo com fosfina;

  • Medição da concentração do gás durante o expurgo;

  • Realizado em uma Unidade Armazenadora. 

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter