A Embrapa Soja realizou nos dias 14 e 15 de setembro, o 53o Curso de Manejo Integrado de Pragas de Grãos e Sementes Armazenadas (MIP). A capacitação é voltada para profissionais de empresas que armazenam sementes ou grãos, desde técnicos até gestores administrativos e mescla conteúdo teórico e exercícios práticos.
Nesta edição, foram reunidos 36 participantes de mais de cinco estados brasileiros. “São responsáveis técnicos, gestores, supervisores, profissionais de unidades grãos e sementes de várias empresas. Profissionais que fazem a gestão de estoques de grãos - para comercialização - de e sementes - da colheita até semeadura”, explica Irineu Lorini, pesquisador da Embrapa Soja e instrutor do curso.
Como o conteúdo aborda as pragas mais comuns durante o período de armazenagem (mariposas e carunchos), com pequenas adaptações para a realidade das Unidades de beneficiamento de Sementes (UBS), o curso atende profissionais da área de grãos e sementes ao mesmo tempo. “Para a praga o que interessa é encontrar comida, não importa se é grão ou semente de trigo, por exemplo”, conclui o instrutor.
Dentre os temas abordados durante o curso estão:
Identificação das principais pragas de produtos armazenados;
Manuseio dos insetos para identificação em laboratório:
Simulação em laboratório do tratamento preventivo com inseticidas;
Higienização e limpeza das unidades armazenadoras;
Métodos de controle de pragas: preventivos e curativos;
Métodos físicos de controle de pragas (uso do pó inerte - terra de diatomáceas);
Controle preventivo com inseticidas líquidos;
Prática de expurgo com fosfina;
Medição da concentração do gás durante o expurgo;
Realizado em uma Unidade Armazenadora.