Engenheiro agrônomo do setor de sementes é homenageado no Paraná
05/02/2017

Co-autor do Guia de Inspeção de Campos para Produção de Sementes, publicado recentemente pela ABRATES, recebe honrarias por três décadas de atuação1417c 18082011 1350peq
O engenheiro agrônomo José Neumar Francelino, Fiscal Federal Agropecuário (FFA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e ex-Coordenador Nacional de Sementes e Mudas, recebeu uma homenagem da Comissão de Sementes e Mudas do Paraná (CSM/PR) pelos serviços prestados ao setor sementeiro nas últimas décadas. O presidente da CSM/PR e Vice-diretor Financeiro da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), Ademir Henning, conduziu a homenagem e revelou: ?Neumar (como é mais conhecido) dedicou mais de três décadas servindo ao Brasil como cidadão, profissional e servidor público, contribuindo para o engrandecimento do agronegócio brasileiro e, em especial para o setor de sementes, sempre com muita dedicação".


Francelino iniciou suas atividades em 1977 e foi diretor da Divisão de Fiscalização de Insumos Vegetais (DIFIV/ SNAD/MA), função correlata a de Coordenador de Sementes e Mudas, atividade que desempenhou até abril de 2012.

Foi um incentivador do funcionamento das Comissões Estaduais de Sementes e Mudas, sendo responsável também pela organização de representantes na Comissão Nacional de Sementes e Mudas. Foi, ainda, coordenador geral do Laboratório Nacional de Referência Vegetal, com integral dedicação voltada para a estruturação e fortalecimento dos laboratórios de análise de sementes, trabalhando inclusive para revisão das Regras para Análise de Sementes, editada em 1992.

Contribuiu também para a promoção e realização de vários cursos dirigidos para engenheiros agrônomos de Extensão Rural e do MAPA, voltados à difusão da tecnologia da produção de sementes e à fiscalização do comércio de sementes. Atuou na Gerência de Produção de Sementes Básicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Nos anos 1990, trabalhou como gerente de Sementes e Mudas no Departamento de Produção Vegetal do Mapa e foi coordenador técnico de Sementes e Mudas no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (MAPA), participando diretamente das discussões, na elaboração e na implementação das Leis de Proteção de Cultivares e de Sementes e Mudas.

Outra importante contribuição para o setor foi a revisão do Guia de Inspeção de Campos de Produção, dirigido aos inspetores em campo, responsáveis técnicos do produtor e da entidade certificadora e aos FFAs, que está em sua terceira edição. (Leia mais no box abaixo).

Guia de Inspeção de Campos para Produção de Sementes
A ABRATES lançou em setembro de 2012 a terceira edição revisada do Guia de Inspeção de Campos para Produção de Sementes, uma reimpressão autorizada pelo MAPA que contém procedimentos, processos e técnicas, padronizados e uniformizados, e conduzem para a aplicação das Boas Práticas Agrícolas na produção de sementes, garantindo a qualidade e a identidade das cultivares.

Publicado originalmente em 1975, o Guia foi elaborado pelos pesquisadores Bill Gregg, Cilas Camargo, Flavio Popinigis, Charles Lingerfelt e Carlos Vechi. Considerando as grandes inovações tecnológicas que ocorreram na produção de sementes das principais culturas nas últimas três décadas, a revisão e a atualização dessas orientações e métodos têm como objetivo harmonizar a aplicação e a divulgação de procedimentos indispensáveis para a redução na variação da qualidade e identidade das sementes. São autores desta edição: José Neumar Francelino, MAPA, Scylla César Peixoto, CSM/PR, Hugo Caruso, MAPA, Luiz Carlos Miranda, Embrapa Produtos e Mercado, Ralf Udo Dengler, Fundação Meridional e Zilda de Fatima Sgobero Miranda, da Universidade Estadual de Londrina.

Para adquirir o guia, ou obter outras informações, entre em contato com a Secretaria da ABRATES: abrates@abrates.org.br ou pelo telefone (43) 3025-5120.

Dulce Mazer - Jornalista - MTb 8775/PR
ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
Assessoria de Imprensa
(43) 3025 5120