Notícia

17 Dec
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

ESALQ sedia workshop sobre análise de imagens de sementes

Evento promovido pela ISTA reúne profissionais de 9 países, com foco na inovação tecnológica e na troca de experiências

Entre os dias 26 e 30 de novembro, a Esalq/USP foi palco do ISTA ATC Workshop on Seed Image Analysis, promovido pela International Seed Testing Association (ISTA) - a mais antiga e a mais importante associação internacional para análise de sementes, fundada em 1924.

O evento, realizado no Laboratório de Análise de Imagens do Departamento de Produção Vegetal, sob a responsabilidade do comitê de Tecnologias Avançadas da ISTA (Advanced Technologies Committee – ATC), reuniu 30 profissionais de diferentes países: Dinamarca, Reino Unido, Holanda, França, Irã, Canadá, Peru, Argentina e Brasil. O workshop foi marcado pelo dinamismo, multidisciplinaridade e inovação tecnológica, com palestras e demonstrações práticas ministradas pelos principais especialistas do mundo na área de análise de imagens aplicadas para avaliação de sementes e plântulas. Várias técnicas não destrutivas foram abordadas na avaliação de sementes como:  

  • Espectroscopia do infravermelho próximo;

  • Análise multiespectral, a eletrofotografia;

  • Termografia de infravermelho próximo;

  • Análise radiográfica;

  • Fluorescência de clorofila;

  • Microanálise por fluorescência de raios X;

  • Microtomografia computadorizada de raios X;

  • Imagem por ressonância magnética;

  • Análise computadorizada de imagens de plântulas para avaliação do vigor de sementes.

ISTA ATC Workshop
Participantes durante atividades

O workshop proporcionou ainda a oportunidade de conhecer três importantes centros de pesquisa sobre análise de imagens no Brasil: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (Campinas, SP), o Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética – CIERMag/IFSC/USP (São Carlos, SP) e a Embrapa Instrumentação Agropecuária, também em São Carlos.

Os objetivos do comitê de Tecnologias Avançadas da ISTA consistem em representar uma conexão entre as inovações da pesquisa em desenvolvimento ao redor do mundo e os outros 18 comitês da ISTA, coletar e interpretar dados e opiniões sobre tecnologias avançadas e divulgar informações sobre estas tecnologias para a comunidade científica, coordenar e participar de pesquisas e testes envolvendo novas tecnologias em cooperação com outros comitês da ISTA e formular opiniões sobre as perspectivas do desenvolvimento tecnológico e sua aplicação na análise de sementes. Com o intuito de propagar informações sobre novas tecnologias, o comitê de Tecnologias Avançadas da ISTA tem promovido workshops sobre análise de imagens em sementes.

A excelência e a repercussão internacional das pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Análise de Imagens do Departamento de Produção Vegetal da Esalq/USP foram determinantes na eleição do Brasil como sede do ISTA ATC Workshop on Seed Image Analysis, no ano de 2018. Desde a sua inauguração em 2001, o Laboratório tem sido referência nacional e internacional em pesquisas sobre análise de imagens de sementes e plântulas. Construído e equipado com o financiamento da FAPESP, possui, atualmente, equipamentos de última geração para análises de sementes e plântulas de maneira não destrutiva, sendo considerado um dos mais completos laboratórios do mundo no segmento.

Além da ISTA, a FAPESP foi patrocinadora do workshop, que foi coordenado pelo Dr. Francisco Guilhien Gomes Junior, responsável técnico do Laboratório de Análise de Imagens do Departamento de Produção Vegetal da Esalq/USP, vice-presidente eleito do comitê de Tecnologias Avançadas da ISTA e membro do Conselho Fiscal da ABRATES.

 

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter