service-img3
França Neto recebe o Prêmio Mérito Agropecuário da FAG
25/11/2024

O Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), instituição de ensino superior privada localizada em Cascavel, Oeste do Paraná, homenageou José Barros França Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) e pesquisador da Embrapa Soja, com o Prêmio Mérito Agropecuário. A honraria reconheceu sua notável contribuição ao agronegócio brasileiro, especialmente na área de sementes.

A indicação partiu da professora Ana Paula Mourão, do curso de Agronomia da FAG, sendo aprovada por unanimidade por uma comissão interna da fundação. O reitor Assis Gurgacz destacou a importância do prêmio. “É uma pequena demonstração de nosso profundo respeito e gratidão pelo impacto significativo que o senhor gerou no desenvolvimento e qualidade do agronegócio, especialmente na área de sementes.”

A cerimônia de entrega ocorreu durante o evento City Farm FAG, uma exposição voltada ao agronegócio, realizada nos últimos dias 22 e 23   de novembro, em Cascavel. Com a presença de milhares de visitantes e apoio de patrocinadores de grandes multinacionais, o evento foi palco de debates e trocas de conhecimento. França Neto participou de um painel, respondendo perguntas sobre a qualidade das sementes e os desafios do agronegócio brasileiro.

"Foi emocionante receber esta premiação e participar dos debates, respondendo a perguntas diversas não só sobre qualidade de sementes, mas também sobre o agronegócio brasileiro.  “Me sinto muito honrado e agradecido pela homenagem”, complementou, França Neto.


O Prêmio Mérito Agropecuário faz parte é uma atividade do City Farm, que está em sua quarta edição. Com uma programação voltada à ciência, inovação e mercado de trabalho nas áreas de Agronomia e Medicina Veterinária, o evento ocorreu na Fazenda Escola do Centro FAG.

Uma trajetória de dedicação à ciência

Com mais de 50 anos de experiência, França Neto é formado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP).  Possui Mestrado em Tecnologia de Sementes pela Universidade Estadual do Mississippi, Doutorado em Fisiologia e Patologia de Sementes pela Universidade da Flórida e Pós-Doutorado em Biologia Molecular e Qualidade de Sementes pela mesma instituição.

Na Embrapa Soja, em Londrina (PR), onde atua desde 1979, França Neto contribuiu para o desenvolvimento de diversas tecnologias voltadas à produção e avaliação da qualidade de sementes. Entre seus legados está o aperfeiçoamento do teste de tetrazólio, amplamente utilizado para avaliar a viabilidade e vigor de sementes.

A homenagem da FAG reafirma o impacto da trajetória de França Neto na inovação científica e no fortalecimento do agronegócio brasileiro, especialmente na busca por sementes de alta qualidade, essenciais para a competitividade e sustentabilidade do setor.