II Curso de Fisiologia de Sementes será em Londrina
05/02/2017

IIFisiologia TopoA Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) está organizando a segunda edição do Curso de Fisiologia de Sementes, que será realizado no auditório Embrapa Soja, em Londrina (PR), entre os dias 19 e 22 de março de 2013. Com 100 vagas, a capacitação é dirigida aos profissionais da indústria de sementes, laboratórios, cooperativas, empresas de armazenamento e logística, estudantes e pesquisadores. ?A primeira edição do curso foi em Piracicaba (SP), na Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz? (USP / ESALQ), em fevereiro de 2011 e foi um grande sucesso?, lembra o presidente da ABRATES, José de Barros França Neto.

O II Curso de Fisiologia de Sementes deve preparar profissionais de toda a cadeia produtiva de sementes, proporcionando um melhor entendimento dos processos fisiológicos que estão intimamente a todas as etapas de produção de sementes, que vai desde as fases de formação até a pós colheita das sementes. O principal desafio para a setor produtivo é entender as interrelações fisiológicas que ocorrem no processo de desenvolvimento, maturação, colheita, secagem, armazenamento e que interferem no desempenho fisiológico da semente, principalmente quanto ao seu potencial de vigor e de germinação.

Durante o curso, que tem duração de 30 horas, serão abordados os temas: importância, formação e desenvolvimento (maturação) da semente, relações entre água e sementes dormência e germinação, deterioração e condicionamento fisiológico de sementes, sementes recalcitrantes, vigor e desempenho de sementes.

Ministram o curso os professores/pesquisadores Júlio Marcos Filho, da USP/ESALQ, Denise Cunha Dias, da Universidade Federal de Viçosa (MG), Cláudio José Barbedo, do Instituto de Botânica (SP), Francisco Carlos Krzyzanowski e José de Barros França Neto, ambos da Embrapa Soja. A formação tem em sua bibliografia básica o livro de autoria do professor Julio Marcos Filho: Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas. Confira a programação completa no site da ABRATES (www.abrates.org.br).

IIFisio editado

Dulce Mazer - Jornalista - MTb 8775/PR
ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
Assessoria de Imprensa (43) 3025 5120