Notícia

18 Feb
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Inscrições antecipadas para XXI Congresso Brasileiro de Sementes garantem descontos de até 25%

Interessados em participar do XXI CBSementes vão garantir preços melhores até 8 de março 

As inscrições para o XXI Congresso Brasileiro de Sementes (XXI CBSementes), que acontece de 6 a 9 de dezembro deste ano, já estão abertas, e contam com três faixas de desconto, a depender do período da compra. As inscrições antecipadas até o dia 8 de março terão reduções maiores, que vão de 9,6% a 25%, dependendo das categorias e filiação ou não a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), promotora do evento.  

O XXI CB Sementes - edição comemorativa do cinquentenário da Abrates - será realizado na Expo Unimed, em Curitiba, obedecendo todos os protocolos de prevenção e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “Mesmo que o nosso público esteja 100% vacinado, vamos adotar todas as medidas de segurança", frisa Fernando Augusto Henning, presidente do evento e coordenador da Comissão Organizadora. A expectativa de público é de 1,2 mil pessoas. 

Nas outras duas faixas de preços, os descontos são menores. De 9 de março a 14 de julho, variam de 6,4% a 16,9%, e, no período de 15 de julho a 22 de novembro, ficam entre 3,2% e 9%. Após 22 de novembro, somente serão permitidas inscrições no evento, no valor integral e estarão sujeitas a disponibilidade de vagas. Os valores diferenciam entre sócio e não sócio e nas seguintes categorias: profissionais, pós-graduandos, graduandos, patrocinadores e acompanhantes. 

Novidades e premiações 

Com o tema Semente: Propulsora do Agronegócio, o XXI CBSementes traz este ano várias novidades que visam, além de mostrar as inovações tecnológicas do setor sementeiro, conectar universidades, indústrias, produtores, técnicos e pesquisadores que atuam na área e também revelar talentos e projetos inovadores com potencial de revolucionar a produção, armazenagem e conservação de sementes. “Este ano, vamos promover um pré-evento do Congresso. Será um hackathon 100% on-line a partir de março. Queremos com ele mostrar para o mundo o potencial que os participantes têm para resolver problemas reais. Com certeza, o SeedThon vai alavancar ainda mais a interação entre o público acadêmico e a indústria”, vislumbra Henning.  As três melhores equipes do Seedthon vão receber prêmios em dinheiro. 

No universo do XXI CBSementes, muitas atividades irão acontecer, começando pela premiação dos trabalhos inscritos no evento. Em cada categoria (graduação, mestrado e doutorado) serão eleitos três trabalhos pela Comissão Científica para serem apresentados de forma oral na grande plenária e o melhor de cada uma das categorias será premiado. “Esta é uma maneira de incentivarmos o novo profissional que está chegando no mercado, e promover também a valoração dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas universidades, empresas e órgãos de pesquisa públicos e privados”, diz Henning. São esperados ao todo cerca de 800 trabalhos, entre científicos e técnicos. 

Evento dinâmico 

O XXI CBSementes oferecerá palestras, painéis, sessões pôster com trabalhos científicos, além do showroom tecnológico. Estão previstas mais de 60 atividades em quatro dias, mais de 50 palestrantes e 20 empresas participantes. No primeiro dia, 6 de dezembro, haverá uma plenária única e no segundo e terceiro dia (7 e 8 de dezembro) sessões simultâneas em três espaços distintos. Em cada um deles, serão feitas apresentações pertinentes às diversas áreas técnicas e culturas, como sementes forrageiras, sementes florestais, tratamento, beneficiamento, secagem, patologia de sementes, entre outros assuntos. 

Além das áreas clássicas do evento, as palestras trarão temas, como o mercado de pulses (sementes secas comestíveis) e os Bancos Ativos de Germoplasma (BAG), nacionais e internacionais. A programação prevê ainda um painel sobre inovação tecnológica na produção de sementes e o Agro 5.0. O tema biotecnologia também está previsto, em palestra sobre a edição gênica pela tecnologia CRISPR, que ajuda a melhorar e alavancar o desempenho da semente. “A ideia é mostrar o que está chegando, desde máquinas e implementos, assim como as novas tecnologias que irão auxiliar o desenvolvimento do setor sementeiro”, comenta Henning. Segundo ele, em breve, a programação será fechada e anunciada.  

Durante o evento, será lançado oficialmente o livro “Vigor de Sementes: Conceitos e Testes”, publicação que abrilhanta a comemoração dos 50 anos da Abrates. 

As empresas do setor também estarão presentes para mostrar os avanços tecnológicos ao público, trazendo muitas novidades em produtos, equipamentos e tecnologias. "Não disponibilizamos só o que está sendo feito no setor acadêmico em pesquisas, mas também o que há de novo no mercado, que está sendo usado no dia a dia", enfatiza o presidente da Comissão Organizadora. 

No último dia do Congresso, vão ocorrer três simpósios: o 10º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, o 15º Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e o 4º Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécie Forrageiras, organizados pelos respectivos comitês das áreas da Abrates. 

Educação no setor sementeiro 

Preocupada com a formação de novos profissionais, a Abrates irá promover durante o XXI CBSementes um painel com universidades que possuem pós-graduação focadas em ciência e tecnologia de sementes para promover um debate sobre como está o ensino e pesquisa em ciência e tecnologia de sementes – futuro e perspectivas. Vamos aproveitar a reunião de grande parte da cadeia de sementes para discutir e avaliar maneiras de alavancar e estimular o ensino e a pesquisa em sementes. 

Inscrição de trabalhos 

A data limite para o envio dos resumos é 1º de outubro de 2021. Cada inscrito pode participar com dois trabalhos para avaliação. Os resumos devem ser submetidos eletronicamente, por meio do Formulário de Submissão de Resumo, contido no site do Congresso. Os Anais do CBSementes 2021, contendo os resumos, serão publicados em edição especial do Informativo Abrates on-line. 

XXI CBSementes  

Realizado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) desde 1979, o Congresso Brasileiro de Sementes é o maior evento da área, reconhecido dentro e fora do País. Reúne técnicos, produtores rurais, empresários, pesquisadores, docentes e estudantes, além de representantes da indústria e do governo vinculados ao setor de sementes e das principais empresas do setor. 

O evento conta com o patrocínio da Basf, Pionner, Bayer, Sumitomo, UPL, ABRASS, Biogrow, LS do Brasil, Millinken, Momesso, Petkus e Conela. Além destas empresas, o grupo de expositores é formado pela Agro1, Agrotis, Agrosystem, Kuhlmann, Laborsan, Vmek, Klabin, Apasem, Fundação Meridional e Optionline. 

SERVIÇO 

XXI Congresso Brasileiro de Sementes – Semente: Propulsora do Agronegócio 

Quando: de 6 a 9 de dezembro de 2021 

Onde: Expo Unimed Curitiba - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Cidade Industrial de Curitiba 

Inscrições com desconto: Até 8 de março, variam entre 9,6 a 25%; De 9 de março a 14 de julho, variam de 6,4% a 16,9%, e, no período de 15 de julho a 22 de novembro, ficam entre 3,2% e 9%. 

Local de inscrição: site do evento neste link  

 

 

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter