service-img3
Instituições internacionais estão na vanguarda de novas tecnologias em análises de sementes
15/09/2022


O XXI Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), que prossegue até quinta-feira (14/09) na Expo Unimed, em Curitiba, trouxe para o debate as duas principais instituições de análises de sementes do mundo. A International Seed Testing Association (ISTA), com sede na Suíça, e a Association of Official Seed Analysts (AOSA), nos Estados Unidos, estão na vanguarda das técnicas futuras para aperfeiçoamento de análises de sementes para o agronegócio. O debate teve como moderador o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Maurício Pereira.
 

A ISTA tem como principal objetivo padronizar a avaliação de qualidade de sementes em todo mundo. A associação institui regras internacionais para análise de sementes, credencia laboratórios, fornece treinamentos e divulga novas pesquisas e descobertas em tecnologia de sementes, além de organizar congressos e workshops sobre o tema.

 

Com papel semelhante, a AOSA tem como principal objetivo padronizar a avaliação de qualidade de sementes internacionalmente. A associação também institui regras para análise de sementes, credencia laboratórios, fornece treinamentos e divulga novas pesquisas e descobertas em tecnologia de sementes, com o foco principal os EUA e diversos países das Américas.


As duas entidades são ativamente engajadas na pesquisa de testes para a análise da qualidade de sementes, referentes às qualidades fisiológica, sanitária, genética e física, visando também atender às mais diversas demandas de pesquisa.

 
O secretário geral da ISTA, Andreas Wais, disse que a instituição está preparada para o futuro. Segundo ele, a  participação da ISTA  está sendo o marco de sua inserção no mercado internacional, em razão das tecnologias para aperfeiçoamento de análises de sementes. No momento, a ISTA tem 240 laboratórios credenciados, espalhados em 83 países. Wais ressaltou que a associação também iniciou um programa de apoio aos jovens, através do treinamento por meio de workshops e intercâmbio com outros laboratórios credenciados.


Enfatizou que a estratégia da associação foi revisada para o período de 2022 a 2025, com a escolha do primeiro presidente da Ásia, o Dr. Keshavulu Kunusoth, da Índia. “Os passos seguintes ajudarão a ISTA a crescer ainda mais e manter sua importante posição para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 2, das Nações Unidas de Fome Zero”, afirmou Wais.


Em relação à AOSA, o Dr. Sabry Elias, da Universidade de Oregon, destacou que o laboratório de sementes vem atuando desde 1909, tornando-se um dos mais antigos dos EUA. "Disponibilizamos testes para uma ampla variedade de culturas,  incluindo pureza, germinação, tetrazólio, teor de umidade, e muitos outros testes personalizados", diz Sabry Elias.


Segundo Sabry Elias, a AOSA revisa periodicamente suas regras para análise de sementes, contribui para modificar as indicações dessas regras,  além de garantir  a padronização da conduta entre analistas e laboratórios.
"O objetivo é melhorar o desempenho dos laboratórios de análises de sementes no mundo. Assim, aprimoramos continuamente nosso sistema de gestão de qualidade para responder às necessidades de um mundo global de sementes em constante mudança", afirma.

 
Para o último dia do evento, na quinta-feira (15/09), o CBSementes traz três simpósios:  o  4º Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras, o 10º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais e o 15º Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes.

 
Os simpósios são organizados pelos comitês técnicos da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e trazem temas de interesse para todas as áreas de atuação dentro da cadeia sementeira.

 

 

 Foto: Jackson Mendes/Divulgação

 

 

SERVIÇO
XXI Congresso Brasileiro de Sementes
Data: 12 a 15 de setembro de 2022
Local: Expo Unimed, Curitiba (PR)
Informações: https://www.cbsementes.com/