service-img3
José de Barros França Neto vence o Personagem Soja Brasil 2023/24
16/05/2024

O Personagem Soja Brasil 23/24 é o Dr. José de Barros França Neto, pesquisador da Embrapa Soja há 48 anos e vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES). A premiação, anunciada nesta quarta-feira (15/04) em Brasília,  foi concedida pelo Canal Rural aos profissionais que se destacam na cadeia produtiva da soja.

“É uma emoção muito grande. Já estava muito feliz pela indicação, de estar entre os três pesquisadores. Ser o vencedor pelo voto popular me surpreende e me traz muita satisfação. Agradeço a todos que votaram em mim e estou muito feliz de estar recebendo este troféu na sede do Canal Rural em Brasília e da Aprosoja Brasil, da qual fui o segundo presidente no início dos anos 2000”, disse França Neto ao receber o troféu, durante solenidade de premiação em Brasília.

A premiação é entregue aos profissionais que se destacam na cadeia produtiva da soja, seja desenvolvendo novas tecnologias, combatendo pragas e doenças ou adotando práticas sustentáveis, eles contribuem para o avanço do setor.

“Para mim essa premiação é o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos há quase 50 anos na Embrapa Soja”, afirma França Neto, especialista em qualidade de sementes  com diversos trabalhos publicados na área.

O pesquisador tem uma trajetória marcada pela dedicação à ciência e à inovação. Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (1975), França Neto possui Mestrado em Tecnologia de Sementes pela Universidade Estadual do Mississippi (1978), Doutorado em Fisiologia e Patologia de Sementes pela Universidade da Flórida (1989) e Pós-Doutorado em Biologia Molecular e Qualidade de Semente pela mesma universidade (1995). Além disso, ele realizou especializações nas Universidades de Illinois (EUA) e no INRA (França).

Quando entrou para a Embrapa Soja em 1979, França Neto lembra que as pesquisas em tecnologia e desenvolvimento de sementes ainda eram incipientes. “Eu tive muita sorte de escolher essa área que era muito ampla e ainda precisava de muitos conhecimentos”, relata. Na Embrapa, ele ajudou a desenvolver diversas tecnologias de produção de sementes, cobrindo todas as etapas, desde a produção em campo, controle de pragas, nutrição das plantas, colheita, secagem, beneficiamento, armazenagem e tratamento de sementes, até o aperfeiçoamento de testes de qualidade, como o teste de tetrazólio.

Quanto aos aspectos de colheita, França Neto menciona que "naquela época, nossas colheitadoras não dispunham de toda a tecnologia atual. O principal fator que impactava a qualidade das sementes de soja era o dano mecânico, que ocorria durante a operação de trilha na colheita". Ele contribuiu significativamente para o desenvolvimento de tecnologias que mitigaram esses problemas.

"Quando se trata de pesquisa relacionada à soja, o Brasil é hoje uma referência mundial. Qualquer discussão sobre tecnologia de produção de soja - não apenas de sementes - abrange todas as etapas, como controle de doenças, melhoramento genético e fixação simbiótica de nitrogênio. O Brasil é citado como exemplo, principalmente para regiões de clima tropical", destaca o pesquisador. Ele enfatiza que a Embrapa Soja é o principal centro global de pesquisa da oleaginosa, sendo uma referência especialmente para as regiões tropicais e subtropicais.

França Neto ressalta que, graças à pesquisa, a produtividade média da soja no Brasil aumentou significativamente: de 1500 kg por hectare na década de 1970 para mais de 3500 kg por hectare atualmente.

Outros premiados – O Personagem Soja Brasil premiou também Anderson Bergamin, pesquisador da Universidade de Rondônia (RO), que recebeu votos da comissão julgadora.  Entre os produtores rurais receberam a premiação por voto popular Rodrigo Tramontina, de Bela Vista do Paraíso (PR) e Oli Fiorese, de Água Fria (GO), pela votação da Comissão Julgadora. Os outros dois participantes da premiação – o produtor Wesley Barbosa e o pesquisador Eder Moreira Novaes, que receberam troféus pela indicação.

Foto: Da esquerda para a direita: Wesley Barbosa, produtor rural de Capinópolis, MG;  Eder Novaes Moreira, pesquisador da Fitolab, em Sorriso, MT; José de Barros França Neto, pesquisador da Embrapa Soja vencedor por voto popular, Rodrigo Tramontina, produtor rural de Bela Vista do Paraiso, vencedor por voto popular;  Oli Fioresi, produtor de soja de Água Fria de Goiás, GO; Anderson Bergamin, pesquisador/professor da Universidade Federal de Rondônia, vencedor do Personagem Soja Brasil por voto da Comissão Organizadora