service-img3
Laboratório  da APASEM Ponta Grossa inaugura instalações e reforça posição como referência no Paraná
31/03/2026

O agronegócio paranaense passa a contar com uma estrutura ainda mais moderna e robusta para análise de sementes. Foi inaugurado, em Ponta Grossa, o novo Laboratório de Análise de Sementes da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes (Apasem), ampliando a capacidade de atendimento e consolidando o Paraná como referência nacional no setor. Participaram da solenidade, realizada em 27 de março, autoridades municipais, diretores e associados da Apasem, além de representantes do setor sementeiro.

Com atuação que ultrapassa as fronteiras do Estado, o laboratório recebe amostras de diversas regiões do Brasil.  Com a logística atual, o material chega em até dois dias, permitindo agilidade nos processos e atendimento a diferentes demandas. “Ao todo, são mais de 160 espécies analisadas, abrangendo desde grandes culturas, como soja, até hortaliças como alface, cebola e repolho, além de culturas como o tabaco”, diz Jhony Möller, diretor Executivo da Apasem.

A estrutura atende diretamente produtores e empresas de sementes que abastecem cadeias essenciais para a alimentação da população. Antes de chegar à mesa do consumidor, os alimentos passam por um rigoroso processo que começa na produção de sementes, etapa fundamental para garantir qualidade, produtividade e segurança.

De acordo com Jhony, a credibilidade do serviço prestado é um dos principais pilares da Apasem, construída ao longo de seus 55 anos de atuação. O laboratório de Ponta Grossa, que iniciou suas atividades em 1984, já soma mais de quatro décadas de serviços prestados à região dos Campos Gerais e, hoje, amplia seu alcance para todo o país.

“Com a nova unidade, a capacidade operacional praticamente dobrou, atendendo um volume significativamente maior e acompanhando a crescente demanda do setor”, reafirma Jhony.

Para o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa, Izaltino Cordeiro dos Santos, a nova infraestrutura do LAS Apasem reforça o desenvolvimento do agronegócio no município. “A concessão desse espaço é o mínimo que o município pode fazer. Trata-se de uma oportunidade de ampliar a pesquisa e o desenvolvimento, contribuindo com o agro local, desde o pequeno produtor e a agricultura familiar até os grandes negócios”, afirmou.

Também presente no evento, o presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), Fernando Augusto Henning, destacou que a inauguração representa um marco para o Paraná e para o Brasil. “Com estruturas bem montadas e equipes capacitadas, avançamos nos pilares da produtividade”, avaliou. Segundo ele, é a partir de ambientes estruturados, como o novo LAS Apasem, que se torna possível colocar no mercado uma matéria-prima de alta qualidade.

“O planejamento foi pensado para acompanhar o crescimento da demanda do setor sementeiro, com área disponível para futuras expansões”, destacou o presidente da Apasem, Josef Pfann. “A equipe, formada por dez profissionais, foi capacitada com base na versão mais recente das Regras para Análise de Sementes (RAS 2025), reforçando o compromisso com a qualidade”, lembrou.

Segundo a especialista em análise de sementes e consultora, Dra. Maria Fátima Zoratto, a nova estrutura beneficia tanto a equipe quanto os produtores. “Ganha-se em espaço, qualidade dos resultados e ampliação de cursos e capacitações”, afirmou. Ela também ministrou a aula inaugural nas novas instalações.

Escolha do Terreno

O projeto é resultado de anos de planejamento, desde a escolha do terreno até a execução da obra, realizada em parceria com o Grupo Tacla.  Segundo Henrique Menarim, diretor financeiro da Apasem, a escolha do terreno teve um processo longo, com diversas tratativas junto à prefeitura e visitas a diferentes áreas no município. A definição só foi possível após a viabilização de uma permuta do terreno onde funcionava a antiga sede, formalizada em março de 2024, após cerca de dois anos de negociações.

O novo espaço foi planejado de forma coletiva, com a participação de diretores e visitas técnicas a laboratórios modernos, o que contribuiu para a construção de um projeto alinhado às demandas atuais do setor. “A estrutura ampliou significativamente a capacidade de atendimento, passando a comportar cerca de 30 mil análises por ano”, disse Menarim.

Além das áreas técnicas, o laboratório conta com espaço voltado à capacitação e treinamentos, atendendo associados e terceiros. Com um terreno de aproximadamente 5 mil metros quadrados, a unidade também permite futuras expansões.

“A nova sede reforça o papel da Apasem como referência em qualidade de análise de sementes e representa um avanço importante para a associação, que amplia sua capacidade de oferecer serviços com excelência e acompanhar o crescimento das demandas do setor”, enfatiza Menarim.

Para José de Barros França Neto, pesquisador da Embrapa Soja, em Londrina, há 47 anos, a infraestrutura do LAS representa um avanço no controle de qualidade das sementes no Estado. “Com essa estrutura, será possível avaliar com mais precisão a qualidade fisiológica, sanitária, genética e física — pilares essenciais para garantir a excelência das sementes”, destaca.

Segundo ele, um laboratório como o da Apasem, em Ponta Grossa, oferece melhores condições para análises confiáveis, permitindo entregar ao campo uma matéria-prima de maior qualidade.

Crescimento em números

O desempenho do LAS Ponta Grossa nos últimos anos evidenciou a consolidação da unidade como referência regional. Em 2025, o laboratório recebeu 14.362 amostras, um aumento expressivo em relação às 11.583 registradas em 2024, 8.298 em 2023 e 6.763 em 2022 — praticamente o dobro em quatro anos.

A unidade manteve uma base com mais de mil clientes cadastrados e, somente em 2025, atendeu 433 empresas, reforçando sua relevância no suporte técnico ao setor sementeiro.

Atualmente, o laboratório conta com 160 espécies no escopo de análises e realizou ensaios para emissão de boletins oficiais e informes de qualidade e sanidade de sementes, incluindo testes de pureza, germinação, vigor, determinação de umidade, verificação de outras cultivares, sementes infestadas e Blotter Test, entre outros.

Novo Endereço

O Laboratório de Análises de Sementes APASEM Ponta Grossa está operando em sua nova sede, localizada na Rua Amante Garcia, 280 – Jardim Carvalho, Ponta Grossa (PR).