Notícia

19 Jan
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Manual do analista de sementes de grandes culturas

Publicação aborda análise de sementes de importantes culturas de acordo com as Regras para Análise de Sementes

A avaliação da qualidade dos lotes comerciais de sementes está se tornando mais complexa e tem relevância em todas as fases de obtenção de sementes, tanto durante o processo produtivo, como durante o armazenamento, comercialização e transporte até que chegue ao consumidor final.

Neste contexto, o analista de sementes assume uma importância crescente no setor sementeiro nacional e tem enfrentado desafios mais frequentes, em termos de conhecimento e formação. Hoje, um bom analista de sementes precisa conhecer tanto os aspectos da biologia das diferentes espécies como os efeitos de novas práticas que alteram o cenário analítico atual. Ainda é preciso estar atento aos procedimentos padronizados que envolvem a análise de sementes e que garantem a confiabilidade dos resultados.

O Manual do Analista de Sementes de Grandes Culturas, publicação das pesquisadoras Maria Laene Moreira de Carvalho e Tanismare Tatiana de Almeida, fornece ensinamentos básicos relativos à análise de sementes de importantes culturas para o Brasil, de acordo com as Regras para Análise de Sementes. Nas 115 páginas do manual, são abordadas as culturas da soja, algodão, milho, milheto, sorgo, girassol, trigo e aveia.

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter