Manual do analista de sementes de grandes culturas
19/01/2018

A avaliação da qualidade dos lotes comerciais de sementes está se tornando mais complexa e tem relevância em todas as fases de obtenção de sementes, tanto durante o processo produtivo, como durante o armazenamento, comercialização e transporte até que chegue ao consumidor final.

Neste contexto, o analista de sementes assume uma importância crescente no setor sementeiro nacional e tem enfrentado desafios mais frequentes, em termos de conhecimento e formação. Hoje, um bom analista de sementes precisa conhecer tanto os aspectos da biologia das diferentes espécies como os efeitos de novas práticas que alteram o cenário analítico atual. Ainda é preciso estar atento aos procedimentos padronizados que envolvem a análise de sementes e que garantem a confiabilidade dos resultados.

O Manual do Analista de Sementes de Grandes Culturas, publicação das pesquisadoras Maria Laene Moreira de Carvalho e Tanismare Tatiana de Almeida, fornece ensinamentos básicos relativos à análise de sementes de importantes culturas para o Brasil, de acordo com as Regras para Análise de Sementes. Nas 115 páginas do manual, são abordadas as culturas da soja, algodão, milho, milheto, sorgo, girassol, trigo e aveia.