O fitopatologista José Tadashi Yorinori, um dos melhores e mais renomados do Brasil, faleceu na noite de segunda-feira (13), após uma parada cardíaca. O pesquisador seguia internado desde o final de abril, após sofrer um acidente ao cair de uma escada em sua casa, em Londrina, no Paraná.
Aos 72 anos, Tadashi era engenheiro agrônomo, com mestrado na universidade de Cornell e Doutorado na Universidade de Illinois nos Estados Unidos e mais de 40 anos de experiência. Iniciou seu trabalho no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e foi pesquisador da Embrapa Soja, de 1978 a 2007. Atualmente, prestava consultoria para produtores rurais e entidades ligadas ao setor produtivo no Brasil e no exterior.
A ABRATES lamenta profundamente a perda do grande amigo, cientista, pesquisador e mais importante fitopatologista de soja. Mundialmente reconhecido pelos trabalhos realizados com mancha olho-de-rã na epidemia de 1972, com o cancro da haste em 1989 e mais recentemente no combate à ferrugem asiática, sendo a descoberta da doença no Brasil e o estabelecimento do vazio sanitário parte de suas maiores contribuições para o controle da patologia no país. O pesquisador deixa um legado científico e lição de humildade, dedicação e paixão pela pesquisa ao longo de sua trajetória.Tadashi deixa esposa, quatro filhos e três netos.