Notícia

28 Fev
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

O desafio de produzir semente de soja de alta qualidade

Embrapa Soja realiza qualificação sobre o tema e aborda todo o ciclo produtivo - do pré-plantio à armazenagem

A Embrapa Soja promove, de 1 a 5 de Abril, a terceira edição do Curso Sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Soja, que será realizado no Crystal Palace Hotel, em Londrina - PR. Produzir semente de soja com alta qualidade é um grande desafio para o setor sementeiro, em especial para produtores de regiões tropicais e subtropicais. O foco da qualificação é, justamente, atender a essa demanda, sanar dúvidas e dividir conhecimentos e resultados de pesquisa.

O curso é destinado aos profissionais envolvidos em todas as etapas de produção de sementes de soja - seja no campo, na UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes), ou na armazenagem - e tem como objetivo apresentar tecnologias e técnicas especiais que permitam a produção de sementes de soja de alta qualidade em regiões tropicais e subtropicais.

Conteúdo completo - do pré plantio à armazenagem
As tecnologias abordadas durante o curso envolvem soluções para serem implementadas antes mesmo da semeadura no campo, com a escolha correta do local de produção, o escalonamento da semeadura, utilização das melhores épocas de semeadura e do melhor sistema de produção. O manejo adequado de pragas, incluindo os percevejos sugadores, e de doenças é fundamental para a produção de sementes vigorosas e também será abordado durante o curso.

Entender o momento ideal de colheita, bem como as regulagens ideais das máquinas colhedoras são cuidados essenciais para evitar danos mecânicos e a consequente perda de qualidade nas sementes. "É sempre bom lembrar que as sementes são feitas no campo, sendo sua qualidade determinada antes mesmo da colheita. Assim, todas as técnicas utilizadas no campo são de fundamental importância para a produção de uma matéria prima da mais elevada qualidade”, reforça o pesquisador da Embrapa Soja e um dos palestrantes do Curso, Dr. José de Barros França Neto.

A chegada das sementes nas UBS (Unidades de Beneficiamento de Sementes) também requer atenção especial. “Serão abordados os cuidados com a recepção, técnicas de secagem, sequência de beneficiamento e classificação e armazenagem, com e sem climatização de ambientes”, completa o Dr. Francisco Carlos Krzyzanowski, um dos coordenadores do Curso.

O Manejo Integrado de Pragas de Sementes Armazenadas, aspecto que já preocupa o setor produtivo, também é parte do conteúdo trabalhado durante a qualificação. A patologia e o tratamento de sementes - industrial e na fazenda - serão explicados detalhadamente por especialistas. Para encerrar, serão discutidos os efeitos do vigor das sementes sobre a produtividade da lavoura, abordando aspectos que confirmam a importância da instalação da lavoura com sementes de elevada qualidade.

Palestrantes e inscrições
As aulas serão teóricas e proferidas por pesquisadores da Equipe de Sementes da Embrapa Soja, além de diversos especialistas em sementes de Universidades e outras instituições como MAPA, UNESP, BRASPOV e UNIOESTE.

As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados podem se inscrever no site www.tecsementes.agr.br. O investimento é de R$ 2.000,00, incluindo material didático, mochila do curso, o livro “SOJA: a produção de sementes no Brasil”, pen drive com todo o material didático em PDF, palestras, publicações, fotos tiradas durante o curso, etc, além dos coffee breaks.

Mais informações:
www.tecsementes.agr.br
tecnologiasementes@fbeventos.com 
+55 (43) 3025-5223

 

deixe seu comentário

Tags Clouds


Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter