Notícia

24 Jun
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Pesquisador lança livro sobre semente com linguagem simples e histórias de ficção

O autor, Claudio José Barbedo, reuniu na obra a experiência de 30 anos de trabalho com pesquisa, costurando histórias e personagens da ficção, que ajudam a tornar o livro mais acessível para todos os leitores

Num raro momento histórico em que a Ciência se aproxima da população, mediado pela emergência sanitária mundial, iniciativas como a do pesquisador Claudio José Barbedo, estreitam ainda mais esse contato. Formado em Engenharia Agronômica pela Unesp (Botucatu-SP) e doutor em Fitotecnia (Esalq/USP), o pesquisador do Instituto de Botânica de São Paulo, lança no próximo sábado (26), às 20 horas, no canal da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) no YouTube, o livro a “A Recalcitrância da Semente – uma história de amor, coragem, conflito e perseverança”. A obra, em versões PDF e audiobook, reúne histórias e personagens fictícios para falar de pesquisa científica de uma maneira simples, divertida, didática e acessível para todos os públicos.

Membro da diretoria da Abrates, Barbedo destaca que o subtítulo do livro antecipa o que os leitores vão encontrar: histórias que tratam de amor, coragem, conflitos e perseverança.

“Juntamente com toda informação técnica e científica da minha área, que é semente, o livro traz toda a experiência profissional, que eu tive em 30 anos de trabalho, dando aulas e nos laboratórios. São experiências individuais que, na somatória, acabam criando um relato de vida que pode ser útil para muita gente. O livro trata de Ciência, mas não deixa de ser também sobre amor, conflitos, perseverança e coragem”, afirma Barbedo.

O autor lembra que vivemos um período em que os cientistas têm a preocupação de se aproximar do público. Por isso, optou por uma linguagem mais acessível.

“Como eu sempre tive a minha atividade profissional ligada ao serviço público e toda a minha formação inicial e superior foi em escola pública, sempre mantive a preocupação de devolver para a sociedade todo este investimento. A melhor forma que encontrei foi produzir um livro que vai concentrar todo o conhecimento obtido na pesquisa, mas de uma forma que desperte a curiosidade. Além de oferecer a oportunidade para as pessoas assimilarem conhecimento técnico, quis que  fosse de uma maneira interessante”, comenta o autor.

Barbedo já participou de outras publicações, como organizador, mas, no novo livro, além de escrever, fez as ilustrações da capa e internas.

“Também nessa intenção de devolver para a sociedade  o investimento feito na minha formação profissional, por enquanto, não há uma versão impressa do livro. Para ser acessível a todo mundo, além da linguagem, é preciso que não tenha custo. Por isso, estou lançando o livro  na versão PDF gratuita. No dia do lançamento, vou liberar o link, que ficará aberto para as pessoas compartilharem. Já que tem que ser acessível para todos, é preciso lembrar daqueles que não têm condições de ler. Então, eu gravei com a minha voz, um audiobook”, explica Barbedo.

Para quem ficou curioso em saber mais e, principalmente, o que é a recalcitrância da semente, confira essa e outras histórias no livro do pesquisador.

SERVIÇO:

Lançamento do livro: “A Recalcitrância da Semente – uma história de amor, coragem, conflito e perseverança”, autor Claudio José Barbedo

Quando: sábado, dia 26 de junho

Horário: 20 horas

Onde: Canal da Abrates no YouTube: (55) ABRATES - YouTube

 

 

 

 

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter