Podcast discute a evolução na produção de sementes de soja no Brasil
23/04/2020

A tecnologia digital tem sido cada vez mais utilizada no cenário agro, empregada para a otimização e melhoria de muitos processos produtivos e, principalmente, como ferramenta para encurtar os caminhos entre os resultados de pesquisa e o campo. Nesta última semana, os pesquisadores da Embrapa Soja Ademir Henning, Fernando Henning, Francisco Krzyzanowski e José de Barros França Neto participaram do podcast “O Mundo Agro” para debater sobre a pesquisa e tecnologia de sementes de soja no país. 

Na pauta, muitas dicas, esclarecimentos e práticas que se traduzem em resultado e aumento de produtividade no campo. As questões enfrentadas no dia a dia do produtor foram o eixo principal para conduzir a conversa. Um exemplo é a crescente dúvida entre sojicultores sobre a presença da Mancha Púrpura em sementes de soja, causada pelo fungo Cercospora kikuchii, e uma possível redução da produtividade. “Essa é uma doença de final de ciclo da soja, ela apenas denigre a imagem da semente. Na qualidade da semente o efeito dela é nulo”, esclarece o Dr. Ademir Henning. 

Diferente do que se observa no caso da soja esverdeada. A questão pode trazer problemas para o grão na extração do óleo, por exemplo, mas representa um prejuízo muito maior para a semente. A semente esverdeada acontece “quando você tem uma situação de morte prematura da planta e a maturação forçada da semente”, explica o Dr. França Neto.  “Uma semente verde recém colhida pode até germinar, mas se você armazenar por três, quatro meses ela vai para 0% de germinação e 0% de vigor. E um aspecto visual que tem tudo a ver é a intensidade do verde, quanto mais verde a semente for, vai ser pior a qualidade da semente”. 

A Embrapa Soja tem emitido alertas aos produtores e criou uma linha de pesquisa prioritária dentro da Unidade para analisar a questão. “A gente está caracterizando um grupo comercial de cultivares dentro de diferentes ambientes para selecionar quais são os genótipos ou as cultivares mais propensas a expressão desse estresse, da intensidade de verde. E também para fomentar dados para que nós da pesquisa possamos trabalhar preventivamente,  gerando a informação genética e molecular de onde nós podemos atuar para passar uma resposta aos melhoristas e às empresas de sementes para que eles consigam direcionar os cruzamentos e se produza um material genético com maior tolerância a esse estresse”, relata o Dr. Fernando Henning. 

O dano mecânico ocorrido na colheita da semente de soja tem se mostrado como importante gargalo na qualidade física do material. Segundo o Dr. Francisco Krzyzanowski, para garantir a qualidade da semente colhida e minimizar os problemas, é preciso observar a umidade de colheita e a regulagem da colhedora e buscar um equilíbrio entre a perda por vagens não trilhadas e o ganho na qualidade do material obtido. O produtor precisa “ter um domínio muito bom do grau de umidade que está a sua lavoura e a regulagem da máquina e o percentual de perda que ele vai ter. Requer do produtor uma tomada de decisão em termos de custo-benefício”, explica. 

Estas e muitas outras questões relevantes como a importância do vigor da semente, a publicação do novo manual de Vigor que será lançado em breve e a nova data para o XXI Congresso Brasileiro de Sementes foram abordadas durante o episódio 24, que merece ser escutado na íntegra. O Mundo Agro Podcast é comandado pelo Prof. Rogério Coimbra (Agronomia/UFMT/Sinop) e pelo também Engº Agrônomo e Consultor (Gustavo Avelar). 

Todos os participantes do episódio tem um forte histórico no incentivo ao desenvolvimento de tecnologias para a produção de sementes de variadas culturas em todo o país e de trabalho frente à Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES). Os Drs. Francisco Krzyzanowski e Fernando Henning atuam, respectivamente como Presidente e Vice-Presidente e José França Neto é o atual Diretor Financeiro da ABRATES.

Ouça o episódio completo:
Spotify
Soundcloud
Apple Podcast