Prefeitura de Holambra e ABCSEM firmam parceria para implantação de Polo Tecnológico de Sementes
05/02/2017

O acordo, assinado durante a Hortitec 2013, tornará a região de Holambra (SP) referência no segmento sementeiro
Município tradicionalmente de vocação agrícola, situado no interior do estado de São Paulo, Holambra já é reconhecida nacionalmente por sua produção de flores e plantas ornamentais. Agora, a cidade, que anualmente recebe milhares de visitantes para conferir as novidades e tendências de mercado na Hortitec, a maior Feira de Horticultura da America Latina, acaba de se sedimentar como um Polo Tecnológico voltado à pesquisa de sementes.

A parceria entre a Prefeitura e a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) foi firmada durante a 20ª edição da Hortitec, Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, realizada de 19 a 21 de junho de 2013 em Holambra (SP). A Feira é a maior da America Latina e anualmente atrai milhares de visitantes.

?Hoje damos início ao primeiro passo para que Holambra possa ser reconhecida, oficialmente, como um Polo Tecnológico de horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas?, disse o prefeito de Holambra, Fernando Fiori, em discurso proferido durante a cerimônia de assinatura do acordo, estabelecido para a implantação e desenvolvimento em conjunto de um Polo Tecnológico destinado à pesquisa de sementes, a ser instalado no município.

A cooperação se dará por meio do intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnicas e científicas; realização de cursos, programas e eventos de interesse comum às partes; estruturação de ações que visem o desenvolvimento conjunto de projetos e programas relacionados ao Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do segmento.

Investimentos e ações conjuntas
O presidente da ABCSEM, Luis Eduardo Rodrigues, enfatizou, durante a cerimônia, a relevância do investimento em pesquisa e inovação no setor, que se refletirá em toda a cadeia produtiva, sobretudo na região. Destacou ainda a disposição da entidade em contribuir com a expertise tecnológica e institucional reunida ao longo de mais de 43 anos de atuação a frente do segmento HFO ? Hortaliças, Flores e Ornamentais. ?A cadeia que representamos emprega mais de 2,5 milhões de pessoas em 100% dos estados e municípios brasileiros; geramos um montante estimado em mais de 20 milhões de reais (valor de atacado). Por isso, é fundamental fomentarmos a pesquisa e o desenvolvimento nesta área, que possui potencial para crescer ainda mais?, argumentou Rodrigues.

Na ocasião, também estiveram presentes autoridades políticas locais, além de  membros de órgãos e empresas ligados à agricultura, como a Ricardo Ribeiro, chefe da Unidade Técnica Regional de Agropecuária (Ultra) de Campinas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). ?Para nossa região esta iniciativa é muito boa e quanto mais parcerias forem feitas nesta área, mais a cadeia se fortalecerá?, acredita. Para Ribeiro, o investimento na pesquisa e no aprimoramento genético da semente beneficiará a todos os envolvidos, sobretudo o agricultor, pois trará melhores resultados, com altos índices de produtividade e qualidade do produto final.

Fontes: ABCSEM e MyPress & Co. - Comunicação Corporativa
Voltar para o ABRATES Em Foco