Notícia

08 Mar
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Presidente da Abrates participa de Live da Academia da Semente 

O agrônomo Francisco Carlos krzyzanowski irá falar sobre beneficiamento de sementes nesta terça-feira, dia 9 de março, às 20 horas 

A Academia da Semente realiza nesta terça-feira (9), às 20 horas, uma Live com dois engenheiros agrônomos especialistas em semente sobre o tema Beneficiamento e Qualidade de Sementes. O agrônomo Jonas Pinto, fundador da Academia da Semente, recebe para debater o tema o presidente da Associação Brasileira de Tecnologia da Semente (Abrates) e pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Carlos krzyzanowski. A Live será transmitida pelo Instagram da Academia da Semente. 

O bate-papo será focado, principalmente, no beneficiamento da semente de soja. O presidente da Abrates vai ressaltar como o sistema de semeadura de soja evoluiu, passando do plantio de cerca de 400 mil plantas por hectare para populações menores, que ficam entre 260 mil a 300 mil plantas por hectare. Isto devido a evolução da genética na soja e mudança na arquitetura das plantas, o que exige um excelente preparo da semente, ou seja, no beneficiamento, a semente tem que ser bem limpa e classificada, tanto por densidade como por tamanho. 

“Além de explicar a influência do peso específico da semente, que é obtida por meio da classificação na mesa de gravidade, quero ressaltar, no bate-papo, que a classificação da semente pela largura dos classificadores das peneiras melhora a precisão de semeadura. É preciso ter alta taxa de retenção de sementes naquela peneira. Por exemplo, se eu compro uma saca de semente de soja peneira 6 milímetros, eu tenho que ter pelo menos 95% de sementes presentes nessa saca que esteja dentro dessa medida porque este será o disco que vou usar na semeadora ou a regulagem da pressão do ar no sistema de semeadura à vácuo. Então a precisão de semeadura passa a ter um papel importante associada com semente de alto vigor para que eu tenha plantas de alto desempenho agronômico”, frisa Francisco krzyzanowski. 

Academia da Semente é um canal na plataforma Instagram criado e idealizado pelo engenheiro agrônomo Jonas Pinto para o compartilhamento do conhecimento e tecnologia em sementes. No ar desde agosto de 2018, o canal conta hoje com mais de 6,5 mil seguidores. 

SERVIÇO 

Live Academia das Sementes - Beneficiamento e Qualidade de Sementes 

Participantes:  Francisco Carlos krzyzanowski e Jonas Pinto 

Quando: 9 de março de 2021 - às 20 horas 

Ondehttps://www.instagram.com/academiadasemente/ 

 

 

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter