José de Barros França Neto recebeu a Comenda a comenda por dedicação à pesquisa em sementes
José de Barros França Neto, presidente da ABRATES e José Renato Bouças Farias, chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja.
Londrina - 28/05/2013 - O presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), José de Barros França Neto, foi laureado com a Comenda Antônio Secundino de São José, dada a profissionais que se destacam nas áreas de agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente. França Neto recebeu a homenagem por suas contribuições ao desenvolvimento do setor agropecuário do Estado de Minas Gerais, especificamente por sua atuação como pesquisador na área de sementes. A Cerimônia de entrega aconteceu durante a Festa Nacional do Milho (FENAMILHO), em Patos de Minas (MG), na noite do dia 21 de maio de 2013, e a Comenda foi entregue pelo vice-governador do Estado de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho.
França Neto é engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atuando na Embrapa Soja. A indicação foi iniciativa da Diretoria da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Minas Gerais (APSEMG), por suas contribuições ao setor. O pesquisador atua há mais de 35 anos no setor brasileiro e internacional de pesquisa em fisiologia de sementes. José Renato Bouças Farias, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, compareceu representando a Empresa.
?Se eu sou merecedor da referida Comenda, isso se deve aos trabalhos que tive a oportunidade de realizar em conjunto com toda a Equipe de Sementes da Embrapa Soja em todos esses anos de atuação. Além disso, destaco a minha satisfação e alegria de saber que existem pessoas e instituições, como a APSEMG, que por sua própria iniciativa reconhecem os nossos esforços e entendem que os mesmos foram importantes para o desenvolvimento agrepecuário brasileiro?, revelou França Neto.
O pesquisador
José de Barros França Neto, presidente da ABRATES, é engenheiro agrônomo, membro do Comitê de Tetrazólio da ISTA (International Seed Testing Association) e ex-presidente da APROSOJA (Associação Brasileira dos Produtores de Soja). Estudou na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo (1975). Fez Mestrado em Agronomia em Tecnologia de Sementes na Universidade Estadual do Mississippi (1978), Doutorado em Fisiologia e Patologia de Sementes na Universidade da Florida (1989) e Pós-Doutorado em Biologia Molecular e Qualidade de Semente nessa mesma universidade (1995). Especializou-se também nas Universidades de Illinois (Estados Unidos), da Iugoslávia e no Instituto Nacional da Pesquisa Agronômica (INRA), na França.
A Comenda Antônio Secundino de São José
Criada em 1991, a Comenda tem o nome do engenheiro agrônomo e geneticista, Antônio Secundino de São José, introdutor do milho híbrido no Brasil e um dos fundadores da empresa Agroceres. O agrônomo estudou, foi professor e diretor da Escola Superior de Agricultura e Veterinária da Universidade Federal de Viçosa. Foi também criador do Departamento de Genética Vegetal da universidade.
A solenidade de entrega da Comenda reúne as maiores personalidades políticas e do agronegócio do país. Entre os homenageados, França Neto é o único que não atua em Minas Gerais.
França Neto (esq.) e Décio Bruxel, presidente da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Minas Gerais (APSEMG).
Agraciado com a Comenda, José de Barros França Neto, entre Décio Bruxel (esq.) e José Renato Bouças Farias.