service-img3
Professor Silvio Moure Cícero é homenageado por brilhante carreira na ESALQ
25/10/2024

A homenagem ao professor Silvio Moure Cicero pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) reflete o reconhecimento de sua trajetória e de suas importantes contribuições para a educação e a ciência agronômica no Brasil. Sua iniciativa de adoção de técnicas de imagens na análise de sementes no país marcou um avanço significativo no setor, permitindo uma compreensão mais precisa e detalhada dos fatores que influenciam a qualidade das sementes.

A homenagem prestada pelo Departamento de Produção Vegetal, por iniciativa do professor Júlio Marco Filho, denomina o Laboratório de Análise de Imagens da instituição como Laboratório de Análise de Imagens Professor Silvio Moure Cicero. A homenagem foi aprovada por unanimidade pela congregação da ESALQ.

A carreira do professor Silvio começou em 1976 no Departamento de Agricultura e Horticultura da instituição, que mais tarde foi renomeado para Departamento de Produção Vegetal. Durante décadas, ele lecionou várias disciplinas, dedicando-se ao ensino e à pesquisa. No entanto, foi com a análise de imagens aplicada à pesquisa em tecnologia de sementes, após seu pós-doutorado na Holanda em 1995, que ele fez uma de suas contribuições mais significativas.

Em 2001, com apoio da Fapesp, ele fundou o Laboratório de Análise de Imagens na ESALQ, que se tornou pioneiro no país. O laboratório, agora renomeado em sua homenagem, alcançou repercussão nacional e internacional, sendo referência em pesquisa sobre a qualidade de sementes e plântulas.

“Muitos profissionais que hoje trabalham utilizando técnicas de imagens para análise de sementes no Brasil foram treinados nesses eventos realizados no Laboratório de Análise de Imagens”, comenta o professor Francisco Gomes Junior, da ESALQ/USP.

Ao longo dos anos, mais de 200 pessoas foram capacitadas quanto ao uso de técnicas de análise de imagens, considerando os alunos de graduação e de pós-graduação da ESALQ e de outras instituições do país, além dos profissionais em programas de pós-doutoramento da ESALQ.

“As pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Análise de Imagens atingiram repercussão nacional e internacional e atraíram o interesse de estudantes, professores e pesquisadores nacionais e estrangeiros”, diz o professor Francisco.

A demanda crescente por qualificação, impulsionou a realização de cinco edições do curso sobre análise de imagens de sementes e plântulas no Laboratório de Análise de Imagens, sendo três organizadas pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e uma organizada pela International Seed Testing Association (ISTA).

“Foi uma solenidade de homenagem muito bonita. Fiquei muito honrado com a homenagem e com a presença de amigos como os da Embrapa Soja e ABRATES (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes), que participaram deste momento”, afirma o professor Silvio Moure Cicero. “É muito gratificante ver o impacto das pesquisas se espalhando pelo país”, acrescenta.

O professor conta que as pesquisas feitas no laboratório resultaram em premiações para mais de uma dezena de participantes no Brasil e no exterior. "Temos uma atividade extremamente robusta, uma das maiores do mundo, tanto que a ISTA escolheu o Brasil para sediar um de seus cursos," orgulha-se.

Sobre a técnica aplicada, o professor Cícero diz que a imagem, por meio de raios X, é utilizada para avaliar a qualidade de sementes. “Conseguimos avaliar a morfologia interna das sementes com raios X. Isso deu um grande avanço na avaliação de qualidade de sementes, tanto para danos mecânicos que ocorrem nas sementes, como deterioração de tecidos. A gente consegue avaliar de uma maneira muito precisa se realmente esses danos estão causando problemas para a semente”, explica o professor Cícero.

Durante sua carreira na ESALQ, o professor Cícero publicou 171 artigos em periódicos indexados, 3 livros, 12 capítulos de livros, orientou 58 alunos à iniciação científica, orientou 31 dissertações de Mestrado, 30 teses de Doutorado e supervisionou 4 pós-doutores.

Entre as principais atividades administrativas desenvolvidas pelo professor Sílvio, podem ser destacadas: Chefia do Departamento de Agricultura da ESALQ; Presidência da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ; Substituição do Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP; Presidência da Comissão de Administração, Orçamento e Patrimônio da ESALQ; Presidência da Comissão Coordenadora da Estação Experimental de Jaú, pertencente à Universidade de São Paulo; Vice-Prefeito do Campus "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo; Membro Titular da Congregação da ESALQ; Membro Titular do Conselho do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ; Representante da Congregação da ESALQ junto ao Conselho Universitário da Universidade de São Paulo e Membro Titular da Comissão de Mobilidade do Campus Luiz de Queiroz.

Participaram da homenagem professores, acadêmicos, colaboradores, pesquisadores, entre eles os diretores da ABRATES, pesquisadores Fernando Henning, Francisco Carlos Krzyzanowski e José de Barros França Neto.