Programa ajuda a realizar cálculos e expressar resultados de testes de germinação
05/02/2017

Germinação
A fim de facilitar os cálculos de análises em laboratório, o Dr. Jean-Louis Laffont, do comitê de estatística da ISTA (Internacional Seed Testing Association), desenvolveu o programa Cálculos e Ferramentas Estatísticas para o Teste de Germinação,conforme modelo disponível no site da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (www.abrates.org.br). Laffont permitiu que o Dr. Francisco Krzyzanowski, diretor financeiro da Associação, fizesse a tradução e colocasse a ferramenta à disposição dos laboratórios de sementes brasileiros e sul-americanos.


?O programa desenvolvido por Laffont deve auxiliar principalmente o produtor de sementes na tomada de decisões de resultados a reportar se o teste de germinação está dentro das tolerâncias, ou quando mais um teste de germinação é feito em um mesmo lote, em decorrência da discrepância entre as repetições dos testes conduzidos?, afirma Krzynanowski.

Fundada em 1924, com o objetivo de desenvolver e publicar os procedimentos padrão no campo de análise de sementes, a ISTA produz regras acordadas internacionalmente para a amostragem de sementes e testes, credencia laboratórios, promove a pesquisa, fornece certificados de análise internacional de sementes e formação, e dissemina o conhecimento em ciência e tecnologia de sementes.

O arquivo de Excel permite que o usuário calcule o resultado que deve ser reportado após o teste de germinação de um lote de semente. O programa irá informar se o resultado pode ser relatado ou se um novo teste é necessário. Quando re-testes são realizados o programa determina o resultado que deve ser relatado, ou se um novo teste adicional é necessário. Os cálculos efetuados por este programa estão em conformidade com os desenvolvidos e publicados por Miles 1963 no ?Manual de tolerâncias e medidas de precisão para teste de sementes? Proceedings of the International Seed Testing Association, 28, 525-686.

 

Baixe aqui o programa Cálculos e Ferramentas Estatísticas para o Teste de Germinação.

-- 
Dulce Mazer - Jornalista - MTb 8775/PR
ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
Assessoria de Imprensa
(43) 3025 5120