Programas online disseminam informação gratuita sobre sementes
22/08/2019

Uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem rendido bons frutos para as áreas relacionadas com botânica e sementes. Recentemente o grupo lançou dois programas destinados a área de identificação de sementes para a Internet. O Guia eletrônico para identificação de sementes e propágulos da Serra Dourada, Goiás, Brasil e o Glossário eletrônico de morfologia vegetal: sementes e propágulos. 

Glossário
O Glossário eletrônico em morfologia vegetal: sementes e propágulos tem como objetivo auxiliar na determinação rápida do significado dos termos botânicos aplicados às estruturas de semenstes e/ou propágulos. A utilização da ferramenta é bastante simples, basta acessar o site (http://projetosbotanica.icb.ufg.br/guia_sd/glossary) e clicar em “pesquisar”, no menu superior direito. 
Os resultados da pesquisa são disponibilizados abaixo do campo de pesquisa, mostrando o termo, seguido de uma breve descrição do seu significado e, sempre que possível, acompanhado de duas imagens para ilustrar o termo pesquisado. Veja o exemplo abaixo: 

Também é possível ver todos os termos cadastrados em ordem alfabética. Para isso, basta usar a barra de rolagem. 

Guia eletrônico
O Guia eletrônico para identificação de sementes e propágulos da Serra Dourada, Goiás, Brasil pretende auxiliar profissionais e estudantes da área ao facilitar e acelerar a identificação de sementes e/ou propágulos. O programa disponibiliza um total de 40 espécies de 20 famílias botânicas e pode ser acessado pelo link: http://projetosbotanica.icb.ufg.br/guia_sd/

A consulta às espécies disponíveis no Guia podem ser feitas através da digitação completa ou parcial do nome científico ou popular das espécies. A ferramenta também permite pesquisar por atributos das espécies, ao utilizar a busca avançada. 

Os resultados exibem o nome científico e popular da espécie pesquisada, características específicas e ainda indicam se o material estava úmido, úmido e seco ou seco ao ser fotografado. Veja: 

Nesta mesma temática, a ABRATES publicou o livro Sementes e Propágulos: guia de identificação, com o objetivo de auxiliar no reconhecimento de espécies vegetais com o uso de sementes e/ou propágulos de origem sexuada. O guia prevê a colheita de material botânico, frutos e sementes, sua determinação e descrição simplificada, bem como o registro fotográfico. A publicação está organizado na forma de um guia de consulta rápida.