Notícia

02 Oct
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Publicação aborda pesquisa de Sementes Florestais

Com contribuição de mais de 50 autores, livro embasa a pesquisa e traz novidades até mesmo para profissionais que já atuam na área

Somos um país mundialmente conhecido pela abundância de nossas florestas. Fauna e flora marcadas pela diversidade de espécies e uma extensão territorial e climática que favorece ainda mais esse cenário. Nossa natureza, sem dúvida alguma, é das mais ricas no mundo!

No entanto, os estudos e pesquisa na área de sementes florestais tem ganhado destaque há pouco tempo e ainda existe muito o que evoluir, divulgar e esclarecer nesta área tão cheia de peculiaridades.

Neste sentido, a ABRATES publicou o livro Sementes Florestais Tropicais: Da ecologia à produção, disponível em nossa loja virtual. A publicação reúne os recentes avanços científicos e tecnológicos em relação a produção de sementes de espécies florestais tropicais, abordando tópicos relativos à ecologia produtiva, colheita, manejo, análise, germinação e o estado da arte sobre a pesquisa nesses temas. São seis amplos capítulos redigidos por 55 especialistas em sementes florestais, que atuam em diversas instituições nacionais e internacionais.

A pesquisadora Fatima Conceição Marquez Piña-Rodrigues é uma das responsáveis pela organização do livro e destaca que, mesmo para agrônomos ou profissionais já habituados com a pesquisa de sementes, a área florestal envolve uma série de conhecimento específicos. “Trabalhamos com alta diversidade de espécies e genética e temos de manter isso, justamente o contrário da agronomia, por exemplo. O livro tem enorme importância, trazendo conceitos básicos que serão aplicados na produção de sementes florestais, até mesmo para os profissionais da área, já muitos não tem esta formação específica”, explica.

A publicação tem 477 páginas divididas nos seguintes capítulos:

  • Ecologia Produtiva e Produção de Sementes,
  • Produção de Sementes Florestais,
  • Colheita e Manejo de Sementes,
  • Germinação de Sementes,
  • Análise de Sementes,
  • Estado da Arte da Pesquisa e Produção de Sementes.


Para ajudar na divulgação do tema, o Comitê Técnico de Sementes Florestais, juntamente com a Rede Mata Atlântica de Sementes Florestais, pretende realizar cursos ao longo de 2018 separados por tópicos que estão contidos no livro. Acompanhe a agenda de eventos em nosso site para saber as datas.

 

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter