Somos um país mundialmente conhecido pela abundância de nossas florestas. Fauna e flora marcadas pela diversidade de espécies e uma extensão territorial e climática que favorece ainda mais esse cenário. Nossa natureza, sem dúvida alguma, é das mais ricas no mundo!
No entanto, os estudos e pesquisa na área de sementes florestais tem ganhado destaque há pouco tempo e ainda existe muito o que evoluir, divulgar e esclarecer nesta área tão cheia de peculiaridades.
Neste sentido, a ABRATES publicou o livro Sementes Florestais Tropicais: Da ecologia à produção, disponível em nossa loja virtual. A publicação reúne os recentes avanços científicos e tecnológicos em relação a produção de sementes de espécies florestais tropicais, abordando tópicos relativos à ecologia produtiva, colheita, manejo, análise, germinação e o estado da arte sobre a pesquisa nesses temas. São seis amplos capítulos redigidos por 55 especialistas em sementes florestais, que atuam em diversas instituições nacionais e internacionais.
A pesquisadora Fatima Conceição Marquez Piña-Rodrigues é uma das responsáveis pela organização do livro e destaca que, mesmo para agrônomos ou profissionais já habituados com a pesquisa de sementes, a área florestal envolve uma série de conhecimento específicos. “Trabalhamos com alta diversidade de espécies e genética e temos de manter isso, justamente o contrário da agronomia, por exemplo. O livro tem enorme importância, trazendo conceitos básicos que serão aplicados na produção de sementes florestais, até mesmo para os profissionais da área, já muitos não tem esta formação específica”, explica.
A publicação tem 477 páginas divididas nos seguintes capítulos:
Para ajudar na divulgação do tema, o Comitê Técnico de Sementes Florestais, juntamente com a Rede Mata Atlântica de Sementes Florestais, pretende realizar cursos ao longo de 2018 separados por tópicos que estão contidos no livro. Acompanhe a agenda de eventos em nosso site para saber as datas.