Revista Brasileira de Sementes muda para buscar internacionalização
05/02/2017

pheonix auto insurance

A Revista Brasileira de Sementes (RBS), editada pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) desde 1979, vem sofrendo modificações para atingir o patamar de publicação internacional. Agora ela recebe um novo nome para facilitar a indexação em arquivos estrangeiros: Journal of Seed Science (JSS), seguindo uma deliberação da Diretoria da ABRATES e da atual Editoria da RBS. “A revista está classificada pelo Qualis CAPES como periódico B2 e para alcançar o nível B1, um dos requisitos é de que esteja indexada pela Thomson Reuters (ISI). Para obter tal indexação, é necessário utilizar estratégias para aumentar a visibilidade dos artigos e elevar o seu fator de impacto (JCR), índice já estabelecido como critério de avaliação das publicações científicas”, revela a editora Denise C. Dias.
 
“A partir da edição 35, todos os artigos serão publicados em inglês, uma das exigências para a internacionalização que também ajudará na indexação da revista pelo ISI, elevará o fator de impacto e a visibilidade das nossas pesquisas”, afirma a editora Gilda P. Pádua. Segundo as editoras, a publicação em português restringe o alcance e a visibilidade das nossas pesquisas. “Para serem citados e usados mundialmente, os trabalhos precisam ser redigidos em inglês, o idioma oficial da ciência”, diz Denise.

A participação dos autores foi reduzida de 20 para 16 artigos, decisão tomada para impulsionar a seleção de melhores temas e abordagens, de acordo com as editoras do JSS, Denise e Gilda. Outra nova exigência é que ao menos 60% das referências citadas tenham origem em artigos listados nas bases de dados indexadas nos últimos dez anos, conforme as novas regras da política editorial da revista (www.abrates.org.br).

Para saber mais sobre as novas regras de submissão, acesse: http://www.abrates.org.br/portal/revista/instrucoes

 

Dulce Mazer - Jornalista - MTb 8775/PR
ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
Assessoria de Imprensa (43) 3025 5120