10/10/2024
A Associação Internacional de Testes de Sementes (ISTA) realiza no próximo dia 30 de outubro, das 11 às 11h45 CEST, sua sexta webinar, como parte da série ISTA Centennial, que celebra os 100 anos da instituição.
Ao longo de todo ano de 2024, o objetivo da série é reunir membros experientes da ISTA e vozes emergentes no campo para promover o compartilhamento de conhecimento e fortalecer as conexões em toda a comunidade global de ciência de sementes. Este webinar em particular se concentrará na história e na ligação entre a ISTA e os testes de OGM e contará com a participação de três especialistas.
A sessão será interativa, aceitando perguntas do público que serão coletadas e discutidas durante o intervalo de tempo dedicado para perguntas e respostas. “Todos são bem-vindos para comparecer e participar, então, por favor, apresse-se e inscreva-se para participar da discussão”, dizem organizadores.
Conheça painelistas
Norbert Leist obteve doutorado em Biologia, Química e Física pela Universidade de Heidelberg em 1972. Depois de pesquisar ecossistemas tropicais na Colômbia, ele trabalhou como professor e pesquisador antes de ingressar no Instituto de Pesquisa e Testes Agrícolas Augustenberg em 1977, um importante centro de testes de sementes.
Reconhecido por várias organizações nacionais e internacionais, Norbert se tornou o primeiro membro honorário vitalício da ISTA. Ele foi membro e líder dos comitês de pureza, variedade, viabilidade, sementes de árvores e flores, e ajudou a estabelecer o Comitê de OGM da ISTA em 2001. Como o primeiro presidente alemão da ISTA (2000-2004), ele redefiniu e fortaleceu sua estrutura, introduzindo reformas importantes como o Sistema de Teste de Árbitro, Validação de Método e incorporando o Vigor de Semente nas Regras.
Norbert conduziu 76 auditorias e organizou 67 workshops em todo o mundo para garantir práticas de teste uniformes. Ele continua comprometido em promover a cooperação global e compartilhar conhecimento por meio de workshops e treinamentos.
Laura Bowden obteve seu PhD em conservação de sementes em 2007 e se juntou à Estação Oficial de Testes de Sementes da Escócia (OSTS) na Science and Advice for Scottish Agriculture (SASA) em 2010. Em 2019, ela se tornou Gerente de GM da SASA, onde garante que o laboratório da Escócia permaneça equipado para testar OGMs e fornece conhecimento científico sobre questões de GMs para equipes de políticas. Laura se juntou ao Comitê Técnico de OGMs da ISTA (TCOM) em 2023.
Enrico Noli é pesquisador e palestrante na Universidade de Bolonha, com ampla experiência em ciência de sementes, patologia vegetal e genética molecular. Ele tem mestrado em patologia vegetal pela Colorado State University e doutorado em ciência e tecnologia de sementes pela Universidade de Bolonha.
Enrico começou sua carreira em melhoramento de plantas, onde se concentrou no uso de marcadores moleculares para mapeamento de características e caracterização de germoplasma. Sua trajetória profissional então mudou para testes de sementes, sob a orientação do professor Attilio Lovato. Nessa função, ele atuou como Diretor Científico Adjunto e Gerente de Qualidade do LARAS, o laboratório de testes de sementes credenciado pelo ISTA na Universidade de Bolonha.
Enrico está envolvido em pesquisa e testes de OGM desde seu início dentro da associação. Atualmente, ele atua como presidente do Comitê de OGM da ISTA, onde continua a orientar esforços globais em detecção e regulamentação de OGM.
Para se inscrever acesse: