service-img3
Simpósio de Sementes Florestais destaca inovação, genética e impacto social no CBSementes 2026
28/04/2026

O XIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais será realizado no dia 28 de agosto de 2026, integrando a programação do Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), que ocorrerá de 25 a 28 de agosto de 2026, em Foz do Iguaçu (PR). O simpósio irá abordar três temas principais, reunindo especialistas para discutir avanços científicos, tecnológicos e sociais relacionados às sementes florestais.

De acordo com a coordenadora do Comitê de Sementes Florestais, Bárbara França Dantas, os temas foram definidos com base no eixo central do congresso — “Sementes: Alicerces para a Ciência, Tecnologia e Produção”. “Assim, o simpósio terá um perfil diverso, reunindo uma parte genética, uma parte tecnológica e uma abordagem mais social. A ideia é justamente alternar temas e trazer discussões atuais e relevantes”, acrescenta. Também está prevista a III Feira de Sementes Florestais com a exposição de sementes florestais de diferentes biomas, além da divulgação de livros e outras atividades interativas ao longo do dia”, acrescenta.

A abertura do Simpósio está marcada para às 8h, com a participação de Geângelo Petene Calvi, vice-coordenador do Comitê de Sementes Florestais, e Fernando Augusto Henning, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), promotora do CBSementes. Na sequência, das 8h15 às 10h, acontece a mesa-redonda “Qualidade genética de sementes florestais: colheita, melhoramento e pomares de sementes nativas e exóticas”, moderada por Juliana Müller Freire, da Embrapa Agrobiologia.

O debate contará com apresentações sobre testes de progênies como base para  o melhoramento genético de sementes florestais, com Arnaldo Ferreira, do USDA Forest Service; polinização suplementar mecanizada aplicada à produção de sementes de pinus, com Andreza Cerioni Belniaki, da Kolecti; e o uso de ferramentas genômicas e biotecnológicas no melhoramento de espécies nativas, com Ananda Virgínia de Aguiar, da Embrapa Florestas.

Das 10h às 11h, os participantes poderão visitar o Espaço Avanço Tecnológico em Sementes Florestais, a sessão de pôsteres da área florestal e o showroom tecnológico. “Essas atividades acontecerão durante o coffee break. Em vez de uma palestra tradicional, nesse momento, será realizado um Radar de Inovação em Sementes Florestais, com apresentações rápidas (pitchs) de cerca de cinco minutos. A proposta é dar visibilidade a iniciativas, startups e empresas, com foco na divulgação de soluções inovadoras”, explica Bárbara.

A programação segue das 11h às 12h30 com a mesa-redonda “Novas abordagens da análise de sementes florestais”, conduzida por Elza Alves Corrêa, da Unesp Registro. Serão abordadas metodologias inovadoras, como avaliações por raio-X, espectroscopia de infravermelho próximo e análises multiespectrais, apresentadas por Lausanne Soraya de Almeida, da Universidade Federal de Viçosa; o uso de análises multiespectrais aplicadas ao controle de qualidade na indústria, com Thomas Bruno Michelon, da Nova Spectra; e avanços, aplicações e limitações do teste de tetrazólio em sementes da Caatinga, com Jailton de Jesus Silva, da FACEPE/Embrapa Semiárido.

“Essa segunda parte trará abordagens que ainda são pouco aplicadas às sementes florestais. Diferentemente das culturas agrícolas mais difundidas, as sementes florestais ainda carecem de maior desenvolvimento técnico nessa área”, opina Bárbara.

Por exemplo, o teste de tetrazólio não é tão consolidado para espécies florestais como é para outras culturas. Por isso, serão apresentados temas como avaliação por raio X e análises multiespectrais, entre outras metodologias. “De forma geral, a proposta é discutir novas formas de avaliação, considerando que ainda há muito caminho a percorrer nesse universo, que envolve milhares de espécies”, acrescenta a coordenadora do comitê.

Após o intervalo para almoço, das 12h30 às 14h30, a programação retorna com o Espaço Avanço Tecnológico das Redes de Sementes e a sessão de pôsteres, das 14h às 15h. Em seguida, das 15h às 16h30, será realizada a mesa-redonda “Sementes, bioeconomia e justiça climática: caminhos para o desenvolvimento sustentável”, moderada por Fátima Piña-Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos. O painel trará discussões sobre soluções para a lacuna global na oferta de sementes nativas, com Danilo Urzedo, da University of Western Australia; restauração ecológica em larga escala, com Giovanna Bernardes, da Caminhos da Sementes; o papel de mulheres e comunidades tradicionais na cadeia de sementes, com Alciene Cardoso, do IPAM; e iniciativas de biojóias de sementes, com Claudia Maria Carneiro Kahwage, da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.

Nesta terceira parte do evento, Bárbara destaca a importância de se debater o uso de sementes na restauração ambiental, especialmente por meio da semeadura direta (muvuca), que demanda grande volume de sementes e mão de obra, gerando oportunidades econômicas, principalmente para comunidades locais. “Queremos debater o papel das sementes como fonte de geração de renda, principalmente para pequenos produtores”.

“Também será abordado o papel das mulheres nesse processo, tema que foi muito bem recebido pelo comitê”, diz. O simpósio será encerrado às 16h30, com convite à participação nas atividades da III Feira de Sementes Florestais, reforçando a integração entre ciência, inovação e práticas sustentáveis no setor.

EVENTO: O XXIII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes) será realizado de 25 a 28 de agosto de 2026, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu (PR). Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), o evento reunirá pesquisadores, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação, além de empresas do setor de sementes. As inscrições estão abertas: https://cbsementes.com/#